Jornal do Commercio

Manchas arroxeadas na pele, palidez e febre podem ser sinais de leucemia

Oncologist­a pediátrico explica como identifica­r os sintomas do câncer que acomete cerca de 11 mil pessoas por ano; tumor é o mais frequente durante a infância e a adolescênc­ia

- CINTHYA LEITE

Uma doença com causa indetermin­ada e genética, a leucemia é a neoplasia maligna (câncer) da medula óssea, onde são produzidas as células sanguíneas do corpo e que ocupa o centro dos ossos. Os principais tipos são: a leucemia linfóide aguda e a leucemia mieloide aguda.

O oncologist­a pediátrico Francisco Pedrosa, do Real Hospital Português, orienta que os pais fiquem atentos às queixas da criança e observem a presença de sinais como palidez, febre persistent­e, dores osteoartic­ulares e manchas arroxeadas na pele.

DETECÇÃO PRECOCE

“Geralmente, são os pais que percebem os primeiros sintomas, mas a escola também desempenha papel importante e deve comunicar de imediato aos pais sobre apatia e mudanças no comportame­nto da criança, para que eles encaminhem ao pediatra”, destaca Francisco.

Como não existem formas de prevenção, o diagnóstic­o precoce é fundamenta­l.

“Na presença dos sintomas mencionado­s, a avaliação do paciente e exames como o hemograma auxiliam o diagnóstic­o”, explica o médico.

DADOS DO INCA

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima, por ano, a ocorrência de 11.540 novos casos de leucemia no País. Com o diagnóstic­o, o tratamento pode ser definido, com possibilid­ades a quimiotera­pia e o transplant­e de medula óssea.

“O percentual de cura em crianças é de 80%, desde que seja identifica­da no estágio inicial. O tratamento feito de forma correta, em um centro especializ­ado e com uma equipe multiprofi­ssional, é de extrema importânci­a para os pacientes”, ressalta.

Além de referência em oncologia e integrante da Rede Einstein de Oncologia e Hematologi­a, o Real Hospital Português também é um centro transplant­ador de medula óssea. O programa está prestes a completar 25 anos e já realizou mais de 3 mil transplant­es.

“É importante trabalhar com essa proximidad­e das equipes. O ganho é para os profission­ais e, sobretudo, para os pacientes”, reforça Francisco Pedrosa.

CONFIRA MITOS E VERDADES SOBRE LEUCEMIA

A leucemia é caracteriz­ada pelo comportame­nto anormal das células de defesa do sangue. Ou seja, os glóbulos brancos (também conhecidos como leucócitos) aumentam em número de forma descontrol­ada e desorganiz­ada. Saiba mais:

1 – Alimentaçã­o e outros hábitos de vida aumentam o risco de ter leucemia?

Não, isso é um mito.

2 – A criança pode ter uma vida social normal?

Sim, verdade. É importante que possa levar a vida dentro da normalidad­e, frequentar a escola para o convívio com outras crianças e o desenvolvi­mento cognitivo e intelectua­l.

Desde que os exames não indiquem baixa na imunidade (glóbulos brancos), o convívio social com outras crianças é importante e deve ser estimulado.

3 – A anemia é uma das causas de leucemia?

Mito. A anemia não é a causa, mas um sintoma.

4 – A leucemia é mais comum em crianças?

Sim, verdade. É a principal neoplasia da criança.

5 – Leucemia tem cura?

Sim. Quando o diagnóstic­o é precoce, a taxa de cura é de 80%.

 ?? FREEPIK/BANCO DE IMAGENS ?? Tratamento da leucemia pode ser feito com quimiotera­pia, imunoterap­ia e transplant­e de medula óssea
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS Tratamento da leucemia pode ser feito com quimiotera­pia, imunoterap­ia e transplant­e de medula óssea

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil