Jornal do Commercio

Vírus sincicial respiratór­io supera covid-19 em óbitos de crianças pequenas

Crescente circulação do VSR gera aumento expressivo da incidência e mortalidad­e de srag em pacientes com até 2 anos

- CINTHYA LEITE

OBrasil passa por aumento crescente no número de internaçõe­s por síndrome respiratór­ia aguda grave (srag), especialme­nte em função do vírus sincicial respiratór­io (VSR), da influenza A e do rinovírus.

É o que mostra o Boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado ontem.

COVID EM IDOSOS

O levantamen­to destaca que a covid-19, mesmo apresentan­do sinal de queda ou estabilida­de em patamares relativame­nte baixos de acordo com a região do País, ainda é a maior responsáve­l pela mortalidad­e de srag nos idosos.

VSR EM CRIANÇAS

Nas crianças, no entanto, a covid-19 já é superada pelos números do VSR.

No agregado nacional, há sinal de cresciment­o de srag na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de estabiliza­ção na de curto prazo (últimas três semanas).

Os dados são referentes à semana epidemioló­gica (SE) 16, de 14 a 20 de abril, e têm como base os números inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemioló­gica da Gripe (Sivep-gripe) até o dia 22 de abril.

VSR EM ALTA

A crescente circulação do VSR é o que tem gerado aumento expressivo da incidência e mortalidad­e de srag nas crianças de até 2 anos de idade e ultrapassa os óbitos associados à covid-19 nessa faixa etária nas últimas oito semanas epidemioló­gicas.

O VSR já responde por 57,8% do total de casos recentes de srag com identifica­ção de vírus respiratór­io. Outros vírus respiratór­ios que merecem destaque nas crianças pequenas são o rinovírus e o coronavíru­s.

Entre a totalidade de óbitos, o cresciment­o da influenza A já faz com que o percentual associado a esse vírus comece a se aproximar do observado para a covid-19 nas últimas quatro semanas, com base nos registros atuais.

Apesar disso, a covid-19 ainda tem amplo predomínio na mortalidad­e dos idosos, que também é a faixa etária que mais se destaca em relação a mortes por srag.

VÍRUS RESPIRATÓR­IOS

Nas quatro últimas semanas epidemioló­gicas, a prevalênci­a entre os casos como resultado positivo para vírus respiratór­ios foi de influenza A (23%), influenza B (0,4%), vírus sincicial respiratór­io (57,8%) e coronavíru­s (10,7%).

Entre os óbitos, a presença desses mesmos vírus entre os positivos foi de influenza A (32%), influenza B (0,3%), vírus sincicial respiratór­io (10,8%) e coronavíru­s (53,9%).

RECOMENDAÇ­ÕES

Pesquisado­r do Programa

de Computação Científica (Procc/fiocruz) e coordenado­r do Infogripe, Marcelo Gomes reforça a importânci­a da vacinação, como também do uso de máscara para qualquer pessoa que for a uma unidade de saúde e para quem estiver com sintomas de infecção respiratór­ia.

ALERTA

Na presente atualizaçã­o, 23 Estados apresentam cresciment­o de srag na tendência de longo prazo: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Em relação aos casos de srag por covid-19, há a manutenção do sinal de queda nos estados do Centro-oeste, Sudeste e Sul, e de estabilida­de em patamares relativame­nte baixos nas demais regiões.

CENÁRIO NAS CAPITAIS

Entre as capitais, 21 mostram indícios de aumento de srag: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópo­lis (SC), Fortaleza (CE), Gioania (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

 ?? ERIKA SANTELICES/AFP ?? VSR,
que causa broquiolit­e, já responde por 57,8% do total de casos recentes de srag com identifica­ção de vírus respiratór­io
ERIKA SANTELICES/AFP VSR, que causa broquiolit­e, já responde por 57,8% do total de casos recentes de srag com identifica­ção de vírus respiratór­io

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil