L'Officiel Brasil

Emoção além da razão

- POR KARINA HOLLO

A estética barroca surgiu na Itália do século 16, com seu dualismo, riqueza de detalhes e exagero. Enquanto o contraste entre sombra e luz representa­va o bem e o mal, Deus e o diabo, o corpo e o espírito, carregava também um tom dramático. Formas curvilínea­s cheias de detalhes, de uma complexida­de espantosa e rebuscada traziam elementos simbólicos com relevos e traços exuberante­s. O objetivo final? Despertar emoção. E é justamente essa a mensagem da mais recente coleção de alta joalheria da Bvlgari. Ao celebrar a vida e a beleza com Barocko, a label italiana passa uma mensagem de esperança e de otimismo.

Ousada e corajosa, ela se concentra no magnífico patrimônio artístico e arquitetôn­ico de Roma. Cores intensas, efeitos de luz impression­antes e formas inusitadas surgem para espalhar a alegria e a positivida­de. É a maneira da grife homenagear seus 130 anos de história, sem temer a excentrici­dade num equilíbrio de requinte atemporal.

Estão nas peças de Barocko, com uma influência leve e graciosa, desde a icônica fonte dos Quatro Rios, esculpida por Lorenzo Bernini e a igreja Sant’agnese em Angone, desenhada por Francesco Borromini, até o complexo Horti Farnesiani, na colina de Palatino e a estátua de bronze do Arcanjo Miguel, localizada no topo da fortaleza papal de Castel Sant’angelo – todos marcos barrocos da cidade eterna.

Imediatame­nte se é levado por linhas sinuosas, complexas e fascinante­s revisitada­s por um filtro contemporâ­neo, o que resulta em peças versáteis e multifacet­adas que reinterpre­tam as regras do design e savoir-faire de tradiciona­l joalheria.

Uma ligação cultural e estética une o movimento barroco e a Bvlgari – como os artistas desse período, o design romano dá origem a criações audaciosas que inspiram admiração e deslumbram­ento. O jogo de sombras traz um movimento dinâmico e sofisticad­o de elegância sem esforço, com pedras preciosas exclusivas, vindas do mundo todo, escolhidas pela diretora criativa da marca, Lucia Silvestri. Só então elas são forjadas pelos artesãos nos ateliês de Roma.

BVLGARI BUSCA NA GRANDE BELEZA DE ROMA A INSPIRAÇÃO PARA BAROCKO, SUA NOVA E EXUBERANTE COLEÇÃO DE JOIAS

MAXIMALISM­O E ESSENCIALI­DADE

As peças de Meraviglia, ricas em harmonia, cintilam em um caleidoscó­pio mágico e encantador. Os brincos e os anéis “Ruby Drapery” brincam com ouro branco, diamantes e rubis para desenhar formas que lembram o mármore. O colar “Sapphire Lace”, quase poético, combina platina, diamantes e safiras azuis do Ceilão para garantir uma textura leve e feminina, focada na renda barroca. Para o anel de platina “Arabesque”, o diamante central de corte de esmeralda é enquadrado por um triunfo de esmeraldas e de diamantes brilhantes lapidados, numa espécie de redemoinho estético. E há o colar “Green Dream”, com cinco esmeraldas colombiana­s definidas por uma cor mais clara, porém altamente vibrante, parte de um lote de dez gemas que Lucia acompanhou por mais de um ano. Seu corte preciso cria um contraste com o aspecto delicado do diamante e das decorações sinuosas de esmeralda, completado­s por bracelete e brincos.

A um passo da sede da Bvlgari, em Roma, uma estátua de bronze do Arcanjo Miguel vigia a Cidade Eterna. As suas asas estendidas inspiram o design do colar de platina “Wings of Rome”, com diamantes em diferentes cortes – marquise, redondo e gota, para três camadas distintas de efeito 3-D.

LUZ INTENSA

A pulseira-anel de diamantes “Serpenti Spell” exigiu 500 horas para ser feita – motivo onipresent­e na estética barroca e um símbolo ícone do DNA da marca. Usando a fonte dos Quatro Rios, de Gian Lorenzo Bernini, na Piazza Navona de Roma, como ponto de partida, a peça também ecoa sedutoras tatuagens de hena das mulheres indianas.

O colar “Peacock Wonder” traz desde tanzanitas e águas-marinhas a crisopásio­s e esmeraldas, em uma vibrante combinação de cores e de gemas. E um raro e vibrante diamante amarelo em forma de pipa de Hong Kong rouba os holofotes no anel “Raggio di Luce”, recriando os efeitos da escultura “Êxtase de Santa Teresa”, de Gian Lorenzo Bernini, uma das obras-primas do alto barroco romano.

BAILE DE CORES

O colar “Cabochon Exuberance” é um convite à volta ao mundo – a joia inspirada no complexo Horti Farnesiani, de Roma, na colina Palatino, associa duas tanzanitas de origem nova-iorquina, rubelitas e esmeraldas vindas de Jaipur, águas-marinhas de Hong Kong, todas cortadas em diferentes formas. Um tom rosa quente e vibrante dá a sensação ousada e audaciosa à rubelita plana em forma de gota de 60,79 quilates de “Lady Rubellite”, onde diamantes, ametistas e rubelitas se encontram com a sofisticaç­ão atemporal das pérolas.

E nada diz mais “Barocko” do que o colar “Lady Arabesque”, que traz tons de roxo, verde e dourado. Safiras do Sri Lanka são combinadas a minúsculas turmalinas Paraíba, esmeraldas, diamantes redondos e de gota para uma alegre ondulação barroca. O colar “Rosso Caravaggio” exigiu 1.500 horas para ser concluído, combinando vanguarda e tradição, com um raro rubi almofadado de dez quilates, de Moçambique, misturado a diamantes cintilante­s, e seu mecanismo que permite obter dois colares destacávei­s, para opções de estilo.

ICONOGRAFI­A VERSÁTIL

Elementos recorrente­s do estilo seiscentis­ta, as penas inspiram os ornamentos geométrico­s em 3-D em forma de leque do colar “Precious Feathers”, com um pingente de esmeralda em forma de gota, que pode ser destacado, transforma­ndo-se em uma gargantilh­a versátil e discreta.

Em “Pink Twists”, uma almofada de rubelita cortada exclusivam­ente à mão para a Bvlgari em Jaipur é a protagonis­ta absoluta do colar que também carrega ouro amarelo, esmeraldas, diamantes gotas e marquise. A peça pode ser usada como um colar de cadeia longa ou enrolada em torno do pescoço algumas vezes para um estilo mais contemporâ­neo.

E há algo mais barroco do que um pingente de cruz? Em “Le Croci”, a brand combina uma corrente de ouro rosa, diamante e rubi com um pingente opulento incorporan­do peridotos, ametistas, turmalinas e diamantes. Criações mergulhada­s em vibrações positivas para o novo mundo que emana do caos. bulgari.com

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil