EXPERIÊNCIA SINESTÉSICA
UMA FRAGRÂNCIA QUE VOCÊ PODE SENTIR, TOCAR, VER – E OUVIR. É ESSA A MAIS NOVA APOSTA DE FENDI AO APRESENTAR A LINHA FENDI FRENESIA PINK SCENTED COLLECTION
PROCESSO SECULAR
A técnica usada se parece muito com a dos mestres fabricantes de luvas perfumadas do século 12. “A única diferença é um passo secreto que nos permite usar couros finos de alta qualidade nos mais diversos acabamentos e cores. Esse não era o caso nos anos 1300. Por isso, quis aprimorar esse processo histórico para os tempos modernos”, conta Francis. “O ponto chave é criar um aroma duradouro para que fique no couro por muito tempo. Trata-se de elaborar um perfume sem notas de topo (que evaporam em poucos minutos), menos notas de coração (porque não são duradouras o suficiente) e quase com todas as notas de base para que perdurem mais. O resultado deve ficar harmonioso, agradável e estético”, complementa.
Mas a edição de 2020 foi além. O novo projeto, Fendi Frenesia Pink, lançado na Semana de Moda de Milão, em setembro deste ano, é outra parceria entre Fendi e Francis. Foi ele, mais uma vez, o responsável por criar a Eau de Parfum nas variantes Regular e Nano da Baguette rosa, ambas confeccionadas em couro Selleria – dessa vez, um alegre floral.
E depois de incluir toque, olfato e visão ao perfume, chegou a hora da audição entrar nessa experiência dos sentidos, com a assinatura da artista e fotógrafa canadense-suíça Christelle Boulé. “A cor e o aroma do Fendi Frenesia Pink foram analisados e convertidos em frequências, ondas e sinusoides. As notas frutadas de almíscar do aroma foram codificadas em instrumentos, traduzindo a fragrância em som. Em seguida, a cor rosa do couro foi transformada em uma escala “Slb” – seguindo a teoria Skrjabin –, que atribui uma cor a cada nota. A forma da onda, gerada pela melodia, desenha curvas animadas tridimensionais, que mudam conforme o tempo e o ritmo”, descreve Silvia. O resultado é The Sound of Fragrance, uma representação visual e sonora da Fendi Frenesia Pink que se move e dança em forma líquida. Não é à toa que o lema da casa Fendi é: “Nada é impossível”.
As linhas Fendi Frenesia Yellow e Pink vêm com um frasco de 5 ml do respectivo bálsamo, que pode ser usado na pele ou vaporizado em um cartão sutilmente escondido dentro da bolsa para dar aquele refresh na sua característica olfativa. “Para Yellow, eu queria uma nota de couro brilhante e pura, envolvente, macia e confortável de usar com um toque ousado graças ao uso do óleo Íris”, diz Francis. Criou-se uma fragrância sem gênero. “As notas de couro não têm gênero por natureza e por essência. Eu sempre decido a família da fragrância no final do meu processo criativo, uma vez que o perfume é concluído. Não é o começo, mas o fim, uma vez que você tenha alcançado o que tem em mente. Em tempo: sem gênero não é uma tendência, sempre existiu. Pense na Eau de Cologne do século 17”, exemplifica ele. Ambas estão disponíveis em butiques Fendi selecionadas em todo o mundo e no site. fendi.com