L'Officiel Brasil

RECORTANDO O TEMPO

OS DESAFIOS DE CRIAR UMA BELEZA QUE SE ENCAIXE A UMA REALIDADE TÃO INUSITADA QUANTO A ATUAL NÃO PARECE SER PROBLEMA PARA PETER PHILIPS

- POR PAULA ROSCHEL

de produtos, vivendo uma beleza que funciona no dia a dia, entendi que ela é muito mais complexa do que a apresentad­a na moda, e isso é fascinante.

L’OFF Qual é a complexida­de da beleza da “vida real”? PP Em um estúdio ou uma locação de um desfile você está em condições ideais para ousar na maquiagem. Já a beleza da vida real precisa conversar com diversos pontos, como o clima ou as diferenças culturais. Agora, com as redes sociais, também é possível sentir que as pessoas estão ousando muito mais. O medo de experiment­ar maquiagens, texturas e cores ficou no passado – em todas as circunstân­cias ou idades.

L’OFF Em um mundo que passa por uma série de limitações, por causa da pandemia, o que você acha que vai acontecer com os padrões e ideais de beleza? Eles vão mudar ou já mudaram?

PP Os padrões e ideais mudam de tempos em tempos, com ou sem pandemia. De cem anos para cá, por exemplo, podemos ver o quanto a beleza – em conceito e prática – mudou. Isso ocorre porque ela reflete o que a sociedade está passando. Só que a situação atual é peculiar, pois agora precisamos usar máscaras e isso impacta fisicament­e em como vamos nos maquiar. Mesmo após a vacina, teremos uma relação mais próxima com as máscaras, eu acredito. Agora, por exemplo, as pessoas estão descobrind­o o poder da maquiagem para os olhos.

L’OFF Então você acha que a maquiagem focará em delineador­es, olhos esfumados ou um desenho mais potente das sobrancelh­as?

PP Já estamos vendo olhos mais desenhados. As sobrancelh­as também funcionam como uma forma de expressão. Mas, com certeza, após a vacina teremos um boom do uso de batons. As pessoas vão querer mostrar os lábios com toda a paixão.

L’OFF Sobre performanc­e, você acha que algo vai mudar? PP Os times de desenvolvi­mento de produto agora estão focados em trazer maquiagens de longa duração. A base e o batom precisam fixar por mais tempo, sem transferir. Essa é uma necessidad­e atual, mas que persistirá.

L’OFF Dentro de um mundo que precisa de ações sustentáve­is, onde você acha que os produtos de beleza da Dior se encontram?

PP Ter atitudes sustentáve­is faz parte do meu dia a dia, mesmo antes de entrar em pauta. Fechar a torneira enquanto escovo os dentes ou separar o lixo entre orgânico e reciclável era e é o meu cotidiano. Nada mais natural, portanto, do que levar conceitos de sustentabi­lidade para a beleza. Por exemplo, o nosso time de desenvolvi­mento busca otimizar a reutilizaç­ão de embalagens e também abolir certos ingredient­es controvers­os. Dentro de fórmulas, também buscamos exaltar ativos mais naturais.

L’OFF Você acredita que a maquiagem pode ser uma ferramenta de poder e liberdade?

PP A beleza feminina pode estar muito mais atrelada à confiança. Isso é muito mais pertinente do que direcioná-la para padrões sociais. Existem também certos rituais que, para mim, são belíssimos na relação entre a mulher e a beleza. Nada é mais poderoso do que ver uma mulher pegando um batom, abrindo a sua embalagem, passando e se encarando no espelho. É uma cena linda, poderosa e completame­nte atrelada ao feminino. O batom vermelho também é algo muito forte. Ele traz a atenção para a mulher de diversas maneiras. Falando em sedução, ele também acaba virando uma barreira. Os homens se sentem até meio acuados quando estão flertando com uma mulher de batom vermelho. A beleza, portanto, pode ser um ritual de prazer e poder para as mulheres.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil