EXERCÍCIO DE BELEZA
A pausa forçada pela pandemia trouxe mudanças, reflexões e quebras de paradigmas em relação à beleza. Se muita gente achou que por conta do ficar em casa e ter que usar máscara iríamos cuidar menos da pele – aconteceu justamente o contrário. No entanto, é verdade que a abordagem mudou, com foco no autocuidado e no DIY (faça você mesmo). “Passar mais tempo em casa despertou nas pessoas autonomia, consciência e independência”, observa a dermatologista Mariana Corrêa, de Brasília.
Não é à toa que a massagem com face rollers, gua shas e ioga facial se tornaram trend topics da temporada. Vale investir? “As massagens feitas em casa com os famosos rolinhos de jade da medicina oriental ajudam a drenar a face, melhorando a circulação da pele, estimulando o glow e reduzindo os inchaços”, diz Mariana. Anote aí: o roller facial ajuda na drenagem. O gua sha também, mas com foco nos contornos faciais.
CARAS E BOCAS FAZEM PARTE DA NOVA TENDÊNCIA PARA REJUVENESCER.
COM FOCO NO AUTOCUIDADO E NO FAÇA VOCÊ MESMA, A ROTINA DE
SKINCARE FACIAL DEU UM SALTO EM DIREÇÃO À IOGA E À AUTOMASSAGEM
DRENAGEM FACIAL
É trabalho do sistema linfático coletar o excesso de líquido do corpo, filtrar sujeiras como lixo celular, bactérias e patógenos e devolvê-lo à corrente sanguínea. “O excesso de líquido no rosto pode causar inchaço e uma pele sem viço. Podemos utilizar tanto o roller facial quanto o gua sha para fazer essa drenagem, o que ajuda inclusive quando acordamos com bolsas sob os olhos, por exemplo”, fala a fonoaudióloga Alessandra Scavone, especialista em ioga facial.
A drenagem linfática consiste em uma massagem com movimentos suaves, que tem como objetivo estimular e facilitar a passagem da linfa pelo sistema circulatório. “Ela ajuda a eliminar as toxinas, ativar a circulação sanguínea e aumentar a vitalidade da pele. A técnica traz oxigenação, firmeza, viço, melhora a sensação de inchaço e é capaz até de reduzir as linhas de expressão”, diz Alessandra. Bônus: ainda auxilia nos tratamentos de sinusite e até nas dores de cabeça. “Use o roller preferencialmente pela manhã, uma vez que a massagem ajuda a diminuir o inchaço matinal. Arraste sempre o rolinho pelo rosto, do centro para fora. Os movimentos são somente de ida, nunca de volta. Faça cerca de dez vezes em cada parte da face. A pedra menor do rolinho é específica para pálpebras superiores e inferiores.”
IOGA PARA A PELE
A gente já sabe que a derme é o reflexo de vários fatores, inclusive o emocional – notamos algumas lesões cutâneas se agravarem pelo estresse da pandemia. Por isso, buscar rituais de skincare associados ao relaxamento foi outra tendência forte. E inclua nessa lista óleos essenciais, drenagens, máscaras com aromas relaxantes como a lavanda e ioga facial. “Ela alivia a tensão muscular para que a circulação sanguínea possa fluir melhor. Exercícios e massagem ajudam, assim, a melhorar a harmonia facial”, fala Alessandra, criadora do MASC e autora do livro “Mudança de Vida Facial com Yoga Facial”. “Ele é um trabalho completo para músculos de rosto, pescoço e também para a pele. O objetivo é tonificar os músculos que estão flácidos e relaxar os que estão tensos (gerando dores e rugas). Quem não faz exercício físico fica com a musculatura atrofiada. O mesmo acontece com a face: se ela não é trabalhada, perde a tonificação, e isso prejudica a sua sustentação.”
BFF’S DO SKINCARE DIY
Os acessórios do momento quando o assunto é cuidar da pele
1.
SKINCARE FRIDGE, OCÉANE, R$ 440 MINIGELADEIRA PARA POTENCIALIZAR
O EFEITO DE ACESSÓRIOS COMO O ROLLER E O GUA SHA. PODE SER USADA PARA REFRIGERAR (8°C) OU AQUECER (50°C). FUNCIONA POR CABO USB.
ta pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). E acaba de ser aprovada pela FDA, a agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos, uma nova variante da substância com duração média de 24 semanas (contra as 19 semanas da anterior). “A daxibotulinumtoxina (Daxi) contém um peptídeo que pode contribuir para estender sua duração, oferecendo altas taxas de resposta no tratamento de linhas da testa”, diz a médica.
Em tempo: para a comercialização do produto no Brasil, é preciso a liberação da Anvisa. “Por enquanto, a melhor maneira de potencializar a eficácia da toxina é evitar o retoque, que pode gerar o efeito vacina”, avisa Valéria. Contrair muito a região com caretas e fazer exercícios intensos também pode fazer você ter que voltar ao consultório antes do previsto. @mascfacial, @renataspahome, @mama_restaurativa, @dravaleriacampos *Confira no site os vídeos de
Ale Scavone ensinando a usar o Roller Facial e o Gua Sha da maneira correta.