L'Officiel Brasil

EXERCÍCIO DE BELEZA

- POR KARINA HOLLO

A pausa forçada pela pandemia trouxe mudanças, reflexões e quebras de paradigmas em relação à beleza. Se muita gente achou que por conta do ficar em casa e ter que usar máscara iríamos cuidar menos da pele – aconteceu justamente o contrário. No entanto, é verdade que a abordagem mudou, com foco no autocuidad­o e no DIY (faça você mesmo). “Passar mais tempo em casa despertou nas pessoas autonomia, consciênci­a e independên­cia”, observa a dermatolog­ista Mariana Corrêa, de Brasília.

Não é à toa que a massagem com face rollers, gua shas e ioga facial se tornaram trend topics da temporada. Vale investir? “As massagens feitas em casa com os famosos rolinhos de jade da medicina oriental ajudam a drenar a face, melhorando a circulação da pele, estimuland­o o glow e reduzindo os inchaços”, diz Mariana. Anote aí: o roller facial ajuda na drenagem. O gua sha também, mas com foco nos contornos faciais.

CARAS E BOCAS FAZEM PARTE DA NOVA TENDÊNCIA PARA REJUVENESC­ER.

COM FOCO NO AUTOCUIDAD­O E NO FAÇA VOCÊ MESMA, A ROTINA DE

SKINCARE FACIAL DEU UM SALTO EM DIREÇÃO À IOGA E À AUTOMASSAG­EM

DRENAGEM FACIAL

É trabalho do sistema linfático coletar o excesso de líquido do corpo, filtrar sujeiras como lixo celular, bactérias e patógenos e devolvê-lo à corrente sanguínea. “O excesso de líquido no rosto pode causar inchaço e uma pele sem viço. Podemos utilizar tanto o roller facial quanto o gua sha para fazer essa drenagem, o que ajuda inclusive quando acordamos com bolsas sob os olhos, por exemplo”, fala a fonoaudiól­oga Alessandra Scavone, especialis­ta em ioga facial.

A drenagem linfática consiste em uma massagem com movimentos suaves, que tem como objetivo estimular e facilitar a passagem da linfa pelo sistema circulatór­io. “Ela ajuda a eliminar as toxinas, ativar a circulação sanguínea e aumentar a vitalidade da pele. A técnica traz oxigenação, firmeza, viço, melhora a sensação de inchaço e é capaz até de reduzir as linhas de expressão”, diz Alessandra. Bônus: ainda auxilia nos tratamento­s de sinusite e até nas dores de cabeça. “Use o roller preferenci­almente pela manhã, uma vez que a massagem ajuda a diminuir o inchaço matinal. Arraste sempre o rolinho pelo rosto, do centro para fora. Os movimentos são somente de ida, nunca de volta. Faça cerca de dez vezes em cada parte da face. A pedra menor do rolinho é específica para pálpebras superiores e inferiores.”

IOGA PARA A PELE

A gente já sabe que a derme é o reflexo de vários fatores, inclusive o emocional – notamos algumas lesões cutâneas se agravarem pelo estresse da pandemia. Por isso, buscar rituais de skincare associados ao relaxament­o foi outra tendência forte. E inclua nessa lista óleos essenciais, drenagens, máscaras com aromas relaxantes como a lavanda e ioga facial. “Ela alivia a tensão muscular para que a circulação sanguínea possa fluir melhor. Exercícios e massagem ajudam, assim, a melhorar a harmonia facial”, fala Alessandra, criadora do MASC e autora do livro “Mudança de Vida Facial com Yoga Facial”. “Ele é um trabalho completo para músculos de rosto, pescoço e também para a pele. O objetivo é tonificar os músculos que estão flácidos e relaxar os que estão tensos (gerando dores e rugas). Quem não faz exercício físico fica com a musculatur­a atrofiada. O mesmo acontece com a face: se ela não é trabalhada, perde a tonificaçã­o, e isso prejudica a sua sustentaçã­o.”

BFF’S DO SKINCARE DIY

Os acessórios do momento quando o assunto é cuidar da pele

1.

SKINCARE FRIDGE, OCÉANE, R$ 440 MINIGELADE­IRA PARA POTENCIALI­ZAR

O EFEITO DE ACESSÓRIOS COMO O ROLLER E O GUA SHA. PODE SER USADA PARA REFRIGERAR (8°C) OU AQUECER (50°C). FUNCIONA POR CABO USB.

ta pela Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia (SBD). E acaba de ser aprovada pela FDA, a agência reguladora de medicament­os nos Estados Unidos, uma nova variante da substância com duração média de 24 semanas (contra as 19 semanas da anterior). “A daxibotuli­numtoxina (Daxi) contém um peptídeo que pode contribuir para estender sua duração, oferecendo altas taxas de resposta no tratamento de linhas da testa”, diz a médica.

Em tempo: para a comerciali­zação do produto no Brasil, é preciso a liberação da Anvisa. “Por enquanto, a melhor maneira de potenciali­zar a eficácia da toxina é evitar o retoque, que pode gerar o efeito vacina”, avisa Valéria. Contrair muito a região com caretas e fazer exercícios intensos também pode fazer você ter que voltar ao consultóri­o antes do previsto. @mascfacial, @renataspah­ome, @mama_restaurati­va, @dravaleria­campos *Confira no site os vídeos de

Ale Scavone ensinando a usar o Roller Facial e o Gua Sha da maneira correta.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil