L'Officiel Brasil

Elo feminino

- POR PAULA ROSCHEL

LIDERANÇA FEMININA: IVONE MARIA BORGES, MARIELA ANDRADE E CAMILA BORGES À FRENTE DA LABEL MINEIRA

O empreended­orismo feminino no Brasil é uma pauta bastante popular nos dias de hoje, graças ao maior aumento do diálogo a respeito do tema. Entretanto, essa é uma realidade para algumas mulheres há bastante tempo. Em 1989, por exemplo, Ivone Maria Borges tinha um sonho de trabalhar no segmento de moda. Em Jacutinga, Minas Gerais, resolveu então deixar de lado a carreira em odontologi­a e montar sua malharia com uma linha de produção completa, entre tecelões, costureira­s e modelistas. “Nós temos um sonho: que todas as mulheres sejam felizes, seguras, realizadas e poderosas como elas são. Que toda mulher se sinta única, confortáve­l, notável e encantador­a por sua vida e suas histórias. Quero que isso seja traduzido na maneira de se vestir e de viver através de peças que reflitam e xcelência e simplicida­de”, afirma Ivone. “Para mim, uma peça de roupa é muito mais do que vestir. É como você se sente com ela”, completa.

A Doce de Coco, como foi batizada a label com foco no tricô, passou a ser vista, com o passar dos anos, como referência de qualidade em uma região que tem o trabalho manual como grande especialid­ade.

Boa parte da evolução da marca se deu através de uma linha produtiva que engloba todos os processos – desde a pesquisa de tendências e materiais, envolvendo um time de profission­ais altamente capacitado­s, até a embalagem final e o pós-venda. A ideia é garantir que a peça chegue ao cliente com a mesma energia e amor com que foi criada por sua diretora criativa, Ivone.

EM FAMÍLIA

A história da Doce de Coco tem um enredo bem familiar. Ivone começou a fazer roupas para as suas f ilhas pequenas. Portanto, o primeiro passo da empresa foi no mercado infantil. Ao passo em que as meninas cresciam, a modelagem evoluiu para o u niverso adolescent­e e, posteriorm­ente, adulto. Atualmente, as duas “primeiras modelos” da marca fazem parte da companhia. Camila Borges tornou-se diretora administra­tiva, financeira e estratégic­a, e Mariela Andrade é a diretora de marketing e estratégia. Essa força feminina, entre mãe e filhas, ganhou força em toda a linha de produção. “A empresa tem uma faixa de 70% de funcionári­as mulheres. Acredito que temos mais resiliênci­a, um instinto aguçado e nos arriscamos de forma bastante ponderada e eficaz, mas isso foi construído espontanea­mente”, diz Camila.

ALTA TECNOLOGIA TÊXTIL, TRABALHO ARTESANAL MINUCIOSO

E MODA COM GENEROSAS PITADAS DE AFETO SÃO AS BASES DA

DOCE DE COCO, MARCA MINEIRA REFERÊNCIA EM TRICÔ

HANDMADE

Se um dos pilares da Doce de Coco é o lado familiar, outra potência existente na marca é uma robusta estrutura de valorizaçã­o do artesanal. “O trabalho handmade tem relação total com o controle de qualidade. Minha mãe prefere ter menos produção para s eguir um nível de excelência elevado. As nossas peças são roupas que você usa por muito tempo. É uma compra inteligent­e”, diz Mariela.

NOVOS ARES

Atualmente, a tag mineira liderada por mulheres p ossui dois endereços físicos. Um em Jacutinga, onde tudo começou, e outro em Belo Horizonte. A loja virtual também é um ponto importante de venda das coleções mais recentes, principalm­ente após o início da pandemia. “Nós começamos a pensar no digital como grande aliado já faz alguns anos. Quand o as restrições de circulação em 2020 entraram em vigor, por causa do novo coronavíru­s, o nosso e-commerce já era uma realidade bem estruturad­a”, conta Camila.

Para 2021, período em que a Doce de Coco completa 32 anos, a grande novidade está em tirar do papel a abertura de um ponto de venda em São Paulo. “Era para termos a loja já em 2020, mas decidimos esperar um pouco a situação entrar mais nos trilhos, dentro desse ‘novo normal’, para fazermos com uma estruturaç­ão mais sólida. Os paulistano­s, p ortanto, podem esperar uma butique com peças incríveis, de qualidade indiscutív­el, mas com um jeitinho bem mineiro de atender. Gostamos de ser um ponto de encontro onde o carinho, a atenção e o afeto com a cliente são os principais ingredient­es”, finaliza Mariela. docedecoco.com.br.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil