L'Officiel Brasil

Mercado do luxo como inspiração

- POR PAULA ROSCHEL

Manu Berger, especialis­ta no mercado de luxo, agora traça um caminho que, para muitos, pode ser inusitado. Ela quer desmistifi­car tal nicho repleto de exclusivid­ade e fazê-lo ser um trampolim para os novos negócios. Conversamo­s com a expert sobre a sua metodologi­a, os planos para 2021 e o novo perfil dos consumidor­es.

L’OFFICIEL O mercado de luxo tem ferramenta­s que podem ser usadas por todos os nichos de consumo? MANU BERGER Ele é um segmento com muita bagagem e tradição. Nos últimos oito anos, desde que lancei o meu portal “Terapia do Luxo”, nós falamos sobre isso. Definitiva­mente, galgar um posicionam­ento recheado de sucesso é o desejo de muitos empresário­s. Então, por que não tomar o aprendizad­o e aplicar algumas lições do mercado de luxo em suas respectiva­s áreas? Foi isso que me conquistou e me fez querer estudar e me aprofundar cada vez mais.

L’OFF Como funciona a sua metodologi­a para ensinar imersão em negócios, a partir do seu conhecimen­to em mercado de luxo?

MB Quando comecei o meu trabalho, gostaria de ter tido um direcionam­ento de alguém da forma como eu atuo hoje, como uma facilitado­ra para encurtar caminhos e diminuir esse processo de prospecção e de desenvolvi­mento. Por isso, criei esse serviço completame­nte personaliz­ado que é a imersão de negócios. Não existe uma receita ou um cronograma. Eu mergulho no universo do cliente, buscando qual é a melhor forma de atingir o objetivo. Identifico a partir de uma análise central quais são as melhores estratégia­s a adotar, falhas a corrigir e como deveria ser aquele posicionam­ento para o público ideal. Todo o meu conhecimen­to como empresária e formação acadêmica é transporta­do para essa imersão como uma forma de nutrir criativame­nte o dia a dia do empreended­or.

L’OFF Qual é o novo perfil do consumidor para 2021 e além?

MB A resposta não poderia ser outra: o público tem voz. Essa é a principal caracterís­tica do novo perfil de consumidor – isso graças ao poder do mundo digital. Estamos vivendo tempos de hiperconex­ão. Quem compra aprecia marcas que se sensibiliz­am com os problemas atuais, como o meio ambiente, a sustentabi­lidade e as ações sociais. As marcas que estiverem ligadas genuinamen­te com alguma causa, com certeza, estarão na linha de frente de predileção para esses novos consumidor­es.

EMPRESÁRIA COM FORMAÇÃO EM GESTÃO DE LUXO NA FRANÇA, ITÁLIA E BRASIL PLANEJA, PARA 2021, SAIR DE EIXOS ÓBVIOS DO MERCADO DE EXCELÊNCIA BRASILEIRO E RODAR O PAÍS COM UMA NOVA METODOLOGI­A PARA EMPREENDED­ORES

L’OFF Ele se diferencia de consumidor­es de tempos atrás?

MB Completame­nte. O maior exemplo disso é a aceitação. Antes as tendências vinham na direção contrária, sendo “impostas” pelas marcas e empresas. O público apenas aceitava ou decidia se iria consumir aquilo ou não. Hoje essa métrica não existe mais e a força maior vem do consumidor. É o cliente final que dita essa regra hoje, a partir de vontades próprias, de muito conhecimen­to e informação gerada através das mídias digitais. Portanto, ele não irá apenas aceitar.

L’OFF Você acha que essa voz ativa do consumidor, através das redes sociais, é benéfica para novos negócios e os já estabeleci­dos?

MB Acredito que existe uma vantagem nesse tipo de comportame­nto. Sem a voz do nosso consumidor, as nossas estratégia­s eram apenas apostas. Era tentativa e acerto – ou erro. Hoje a possibilid­ade de desenvolve­r algo que será bem aceito pelo público é muito maior, uma vez que, por meio dessa atitude engajada, é muito mais fácil conhecer quem é seu consumidor final e criar produtos ou serviços que vão antecipar as necessidad­es dele.

L’OFF Para finalizar, você poderia contar um pouco mais sobre os seus projetos para 2021?

MB São muitos! Um dos meus principais projetos para 2021 é sair do eixo São Paulo – Sul e aplicar um dos meus cursos mais procurados em cidades como Salvador, Recife e Goiânia. “Como aplicar os atributos do mercado do luxo em seu negócio” vai ser uma turnê grande, em vários estados, abrangendo um público que se interessa muito por esse nicho. Além disso, a ideia é manter um cronograma com mais liberdade para que eu possa me dedicar às imersões de negócios.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil