L'Officiel Brasil

Tateando o futuro

A volta de Alber Elbaz à moda, com a AZ Factory, roubou a cena na temporada de alta-costura Verão 2021. Entenda o porquê.

- Por Silvana Holzmeiste­r fotos Stéphane Gallois

Alber Elbaz está há tempos nesse business. O estilista, nascido no Marrocos e criado em Israel, começou a trabalhar em 1985 em Nova York, com Geoffrey Beene. Dez anos depois, passou para a Guy Laroche, em Paris, antes de suceder Yves Saint Laurent como diretor criativo da

Rive Gauche, entre 1998 e 2000. Em 2001, assumiu a Lanvin. Durante 14 anos, seu talento, aliado a um refinado senso de humor, fez a marca brilhar. Nos últimos cinco anos, Elbaz assinou parcerias, ministrou masterclas­ses... “Recebi ofertas de emprego de diversas casas. Mas eu queria criar, não recriar dentro de códigos definidos”, explicou ele no filme de apresentaç­ão da marca própria, de seus anseios e propósitos, durante a temporada de alta-costura verã 2021. A chegada da AZ Factory, aliás, foi disruptiva porque agrega técnicas artesanais da couture.

Mas tem roupas prontas para ser consumidas, como no prêt-à-porter. Batizada com a primeira e a última letras do nome do estilista, a nova maison é definida como uma startup joint venture com o grupo Richemont e descrita como uma moda inteligent­e, com storytelli­ng divertido e democrátic­a. Disposta a vestir todos os corpos e idades, traz juntas a tecnologia e a sustentabi­lidade. De A a Z, entenda os valores que tornam empolgante o projeto de Elbaz.

AMOR: para Alber Elbaz, existem muitos “likes” no mundo. “Precisamos de mais amor. Em vez de transforma­r as mulheres, quero fazer com que se sintam amadas.”

BELEZA: o conceito de roupa bela e feminina conecta-se com o conforto que a tecnologia viabiliza.

COUTURE: “O que a alta-costura representa é experiment­ação e individual­idade. Para mim, essa é minha nova couture.”

DISTANCIAM­ENTO: “Por mais que eu adore moda, precisei de um tempo longe da indústria, para pensar, sonhar e me apaixonar por ela de novo.” EDUCATIVO: é como Alber Elbaz descreve o evento digital e divertido apresentad­o na temporada de alta-costura.

FELICIDADE: a apresentaç­ão foi planejada pelo estilista com a ideia de nos fazer rir. Não deu outra!

GUINADA: o formato e a irreverênc­ia na estreia da AZ Factory vão entrar para a história da couture parisiense.

HI-TECH

TO HIGH FASHION: tecidos de microfibra de náilon ecotingido­s, usados em roupas esportivas, foram transforma­dos em peças atemporais de alta-costura.

INSTINTO: é como Elbaz define seu processo criativo agora. “Estamos vivendo nos anos inteligent­es, porque aprendemos que não podemos controlar a natureza – somos parte dela.”

JOINT

VENTURE: o formato foi adotado na parceria com o conglomera­do suíço Richemont (dono de marcas como a Chloé e a Cartier).

KNIT: batizada de Anatoknit, a tecnologia reúne diferentes técnicas de tricô invisíveis. A trama faz compressão gradual em áreas específica­s, ressaltand­o suavemente as curvas naturais do corpo.

LUXO: em versão digital. As plataforma­s Farfetch e Net-à-porter, além do e-commerce próprio, foram escolhidas para o lançamento da marca.

MY

BODY: por meio desse projeto, Elbaz reinventa o vestido preto, que molda o corpo com o Anatoknit.

NUMERAÇÃO: inclusiva, vai do 2XS ao 4XL. “Estamos aqui para todas as mulheres.”

OVERSIZED: “Eu também sou oversized e sempre usei camadas. Então pensei: ‘Por que me esconder?’.”

POINTY

SNEAKS: o conforto de um tênis que agrega o efeito visual de alongar a silhueta, próprio de um escarpim de bico fino.

QUERO

JÁ: os acessórios reúnem joias para ser usadas como peça de arte e expressão corporal e lenços statement.

RESET: o estilista diz que gosta do sentido dessa palavra. E também de “esperança” e “propósito”.

SWITCHWEAR: básicos que vão do lazer à festa, pijamas para dormir ou dançar a noite toda.

TRIPÉ: moda, tecnologia e entretenim­ento definem a AZ Factory.

UNIÃO: o programa de fidelidade da marca, Alber & Amigos, traz uma série de vantagens, de frete grátis a eventos e histórias exclusivas.

VULNERABIL­IDADE: mais humildade faz parte do DNA da marca, segundo o estilista. “Vida, e não apenas

lifestyle”, ressalta.

XIS

DA QUESTÃO: “Nossos produtos estão aqui para resolver problemas e criar alegria.”

ZÍPERES: ficam nas laterais ou na frente. Na parte de trás, vêm com uma alça longa, que facilita o fechamento da roupa.

 ??  ??
 ??  ?? ACIMA, ALBER ELBAZ, O CRIATIVO POR TRÁS DA AZ FACTORY. À ESQUERDA, TUDO JUNTO E AGORA: REFERÊNCIA­S URBANAS, ESPORTIVAS, COMFY E COUTURE PARA TIRAR DE LETRA
ACIMA, ALBER ELBAZ, O CRIATIVO POR TRÁS DA AZ FACTORY. À ESQUERDA, TUDO JUNTO E AGORA: REFERÊNCIA­S URBANAS, ESPORTIVAS, COMFY E COUTURE PARA TIRAR DE LETRA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil