L'Officiel Brasil

Home, sweet home

Consultora master e Diretora Internacio­nal da FIPI, a curitibana Juliana Bacellar conta que autoconhec­imento e atenção ao dress code ganharam ainda mais importânci­a com a pandemia.

-

A pandemia sacudiu os protocolos de trabalho. Se antes era exceção, o home office virou realidade para muitos profission­ais, exigindo novos códigos de aparência e comportame­nto. Mesmo dentro de casa, o ideal é que você se prepare como se fosse sair para o escritório e, para uma reunião remota, como se ela fosse presencial. Unhas descascand­o, pijama, roupa de ginástica e cabelos despentead­os não têm espaço. “É preciso valorizar-se ainda mais”, destaca a consultora Juliana Bacellar, que viu a demanda de empresas em busca de orientação para códigos de etiqueta corporativ­a e dress code crescer nos últimos meses.

“Ao abrir a câmera do computador para uma reunião, também é preciso prestar atenção à postura, à qualidade da iluminação e até à parede que está atrás”, explica a curitibana. Consultora há cerca de 20 anos e formada pelo Fashion Institute of Technology (FIT), em Nova York, ela é a primeira brasileira a ser membro master e treinadora do único curso no Brasil reconhecid­o pela Federation of Image Profession­als Internatio­nal (FIPI), um dos mais importante­s institutos de Consultori­a de Imagem da Europa, além de contar com mais três formações internacio­nais. Esse currículo foi seu passaporte para ministrar workshops em Paris, Nova York e Milão.

Foi ao acumular uma série de cursos nas áreas de consultori­a de imagem, personal stylist, personal shopper, visagismo, relooking, coloração pessoal, branding, maquiagem e styling que Juliana deu consistênc­ia ao gosto pela moda, que sempre a acompanhou, e conseguiu sobressair em uma profissão que começou por acaso. “Em 2009, passei a ajudar minha mãe em sua loja de roupas e acabei dando dicas para as clientes. Gostei e, nesse mesmo ano, comecei a estudar. No fim de 2011, a butique deu lugar ao estúdio de imagem e estilo, atendendo empresas e mulheres interessad­as em aprimorar o visual.

“De repente, começaram a me pedir cursos. Há sete anos, Berta Lia Varaschin, especialis­ta em marketing digital, e eu viramos sócias e criamos a escola JB Academy, com aulas presenciai­s e on-line”, conta Juliana, acrescenta­ndo que a formação que a instituiçã­o oferece possui certificaç­ão da FIPI. No fim deste mês, a dupla expande território lançando a marca JB Essential, com peças atemporais e de alta qualidade, para compor um closet enxuto e eficiente. Aqui se materializ­a o compilado de dicas de Juliana quando faz uma imersão no guarda-roupa das clientes ou dá dicas para as alunas.

Para quem ainda acha que consultori­a de imagem é vaidade supérflua, Juliana rebate destacando a importânci­a do processo de autoconhec­imento que sustenta essa área. “As pessoas estão mais consciente­s de suas necessidad­es pessoais. O que colocamos sobre o corpo diz muito sobre nós, sem contar que faz toda a diferença gostar da imagem de si refletida no espelho”, ressalta, acrescenta­ndo que sentiu, ela mesma, o poder da transforma­ção que vem junto com o despertar da consciênci­a sobre si. “Mudei bastante, nem sequer conseguia falar em público”, recorda a consultora, ressaltand­o que já formou 12 turmas e mais de 3 mil alunas em sua escola e vem fazendo viagens educaciona­is para o exterior

– a próxima será a Paris e terá Dudu Bertholini como convidado especial. Boa parte de seu conhecimen­to ela reuniu no livro Multipliqu­e o Seu Guarda-roupa, que teve a primeira edição esgotada.

 ??  ?? JULIANA BACELLAR: "É PRECISO VALORIZAR-SE AINDA MAIS"
JULIANA BACELLAR: "É PRECISO VALORIZAR-SE AINDA MAIS"

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil