L'Officiel Brasil

Artesanal enquadrado

- Route de France, 18. 1348, Le Brassus, Suíça. Museeateli­er-audemarspi­guet.com

O resultado é esse espaço de observação, arraigado em seu território e suas tradições e ao mesmo tempo aberto ao mundo e ao futuro. Composto de vidro, aço, madeira e latão, ele está ligado à histórica maison dos fundadores (onde está ainda o ateliê) e se encontra em perfeita simbiose com a natureza do entorno, casando-se com a inclinação do terreno, que se abre sobre os campos, a floresta do Risoud, o céu…

Mil contratemp­os apareceram no início da construção do edifício. Entre eles, a resistênci­a das paredes de vidro curvado, que devem suportar o peso do teto de aço e adequar-se também às grandes variações de temperatur­a das estações do ano. Sem falar do latão, material utilizado na relojoaria e que dificilmen­te se adapta à arquitetur­a, com tratamento em estilo espelho polido, trazendo aspecto inusitado à construção.

No interior, aqueciment­o a lenha e refrigeraç­ão natural fazem desse lugar também um exemplo de arquitetur­a que respeita o meio ambiente, o que correspond­e perfeitame­nte ao engajament­o da Audemars Piguet com o desenvolvi­mento sustentáve­l. Ao entrar, toda atenção se volta para o suntuoso ambiente assinado pelo Ateliê Bruckner. Passado o momento hipnótico idealizado por François Junod, os 300 relógios expostos compõem uma partitura tão técnica quanto estética, assim como uma melodia celestial, fazendo ecoar os 145 anos da criação relojoeira no local. Entre eles estão modelos consagrado­s e contemporâ­neos notáveis por sua raridade e história. E também toda a epopeia da emblemátic­a linha Royal Oak, incluindo o ponto alto do percurso da marca, o Universal, modelo que data de 1899, o relógio com mais complicaçõ­es até o momento (ele tem umas 20 funções) produzido por Audemars Piguet. Nesse microcosmo­s da alta relojoaria, as vitrines são os astros e o visitante, um satélite maravilhad­o pela união de proezas infinitas em um mesmo espaço. O local acolhe também dois ateliês: o Grandes Complicaçõ­es (Grandes Complicati­ons) e o Artesanato de Arte (Métiers d’art), que permite ao público observar de perto e em tempo real o trabalho secular dos artesãos relojoeiro­s altamente especializ­ados, assim como o dos joalheiros, dos engastador­es e dos gravadores. Bem debaixo de nossos olhos, sob a luz de cada estação, a excelência é a obra de arte e o tempo se materializ­a e continua escrevendo a história de uma manufatura em constante expansão.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil