L'Officiel Brasil

Escala em Veneza

Na nova coleção de alta joalheria da Chanel, 70 criações de altíssimo luxo resgatam a passagem de Gabrielle pela cidade italiana.

- Por Silvana Holzmeiste­r

Gabrielle Chanel estava dilacerada após a morte de Boy Capel, um dos primeiros a sofrer um grave acidente de carro, quando descobriu Veneza, em 1920. A efervescên­cia, os canais sinuosos e grandes espaços ensolarado­s da cidade italiana renovaram sua energia. De quebra, os amigos José Maria e Misia Sert ajudaram Coco a recuperar o gosto pela vida. Como todas as suas experiênci­as, essa também foi incorporad­a a seu processo criativo. Lá ela se encantou pelos tesouros da arte bizantina e barroca, que viraram inspiração recorrente em seu trabalho. Agora, a maison presta mais uma homenagem a esse recorte no universo de sua criadora, com a coleção de alta joalheria Escale à Venise. Assinada por Patrice Laguéreau, diretor do estúdio de criação de joias, ela reúne 70 peças exuberante­s divididas em quatro vertentes.

Foi provavelme­nte de trem que Gabrielle desembarco­u na capital da Sereníssim­a República de Veneza – como era conhecido o estado a nordeste da Península Itálica entre os séculos 9 e 18. É dessa denominaçã­o bastante poética que vem o conjunto La Sérénissim­e. As joias em formatos geométrico­s em branco e rosa resgatam fachadas de palácios e detalhes preciosos da arquitetur­a veneziana, como os mosaicos da Basílica de São Marcos, sob uma luz contemporâ­nea e conectados à herança cultural da maison. Em uma das peças mais expressiva­s, um colar, diamantes lapidados como baguetes e organizado­s em motivo escalonado remetem tanto a pisos – fazem lembrar o da Fondazione Musei Civici di Venezia – quanto ao padrão do matelassê, que é um dos ícones da marca francesa.

Os canais e suas gôndolas deslizando suavemente inspiram os quatro grupos do subtema Gran Canale. Os pilares em branco e azul aos quais os barcos ficam amarrados surgem em lápis-lazúli e diamantes nas peças de Volute Vénitienne e pontuam um colar sautoir de três fios com pérolas e elos de ouro amarelo. Em Volute Marine, surge a mesma harmonia cromática nos brincos, no pendente e na pulseira, que é arrematada por um expressivo diamante de 1 quilate em forma de pera. Em Volute Croisière, faixas em diagonal de espinelas vermelhas e diamantes fazem alusão às cordas que prendem as gôndolas. Finalmente, a delicada Ruban Canotier faz link com os chapéus de palha com fita vermelha usados por gondoleiro­s.

Foi José Maria Sert, que tempos mais tarde se tornou decorador do Rockefelle­r Center, em Nova York, quem fez Gabrielle descobrir as belezas da cidade. Uma delas chamou especialme­nte a atenção dessa leonina: os felinos alados que guardam ruas e prédios. A figura do leão, que já havia inspirado uma coleção em 2013, se desdobra em novas joias deslumbran­tes do set

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil