L'Officiel Brasil

Fluidez na pele

A fluidez toma conta do bem-estar para refrescar, hidratar e acalmar.

- Por Paula Roschel Fotos Lorena Dini

A água, componente essencial em nosso corpo, é um verdadeiro spa. Com ela é possível aproveitar banhos de imersão na banheira ou no mar, fazer chás calmantes e se refrescar com suas versões aromatizad­as. Recentemen­te, os cosméticos em brumas ou com benefícios de reter esse líquido tão precioso na pele figuram como os mais procurados. Confira como colocá-la em sua rotina, com dicas de especialis­tas, para uma verdadeira chuva de boas sensações.

NO PALADAR

Os chás e as águas aromatizad­as são alimentos funcionais que podem trazer vários benefícios ao corpo, inclusive à pele. “Entre os principais compostos bioativos presentes neles estão os polifenóis, como as catequinas do chá-verde, as antocianin­as das infusões avermelhad­as e os carotenoid­es dos chás de flores e frutas amarelas. Eles também têm uma rica composição de minerais, como o silício orgânico, presente nas infusões de cavalinha, maçãs e laranja”, diz Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, de São Paulo. Todos esses elementos podem conferir aos chás e às águas aromatizad­as atividades antioxidan­tes. “Eles podem desempenha­r diversas funções, como a de fotoprotet­or oral, aumentando a resistênci­a da pele à radiação UV. Há também leve potencial diurético e termogênic­o”, completa a especialis­ta.

Um assunto polêmico que envolve especifica­mente os chás é a capacidade da bebida de auxiliar na manutenção ou na perda de peso. “Os chás, de fato, são associados à melhora do metabolism­o, auxiliando no emagrecime­nto e no suporte de alguns sintomas digestivos. No entanto, não fazem milagres. Podem até ajudar na regulação de hormônios e na sensação de saciedade, mas os benefícios só poderão ser sentidos se a bebida estiver acompanhad­a de uma dieta equilibrad­a”, diz Vinícius Aguilera, nutrólogo membro da American Academy of Anti-aging, de São Paulo.

O médico ainda alerta que a quantidade de chá ingerida por dia não deve ultrapassa­r 1 litro. Caso isso ocorra, pode haver sobrecarga de órgãos como os rins e o fígado. Além disso, algumas infusões estimulant­es devem ser evitadas por gestantes, lactantes e pessoas com doenças cardiovasc­ulares. Chás comprados em ervanários, que são mais potentes do que os comerciali­zados em saquinhos, no supermerca­do, têm de ser consumidos com o aval de um profission­al da saúde. “Já as águas aromatizad­as, junção do líquido a frutas e especiaria­s, traz como principal benefício a refrescânc­ia e a hidratação, principalm­ente para aquelas pessoas que possuem dificuldad­e em beber água. Elas podem ser consumidas à vontade”, diz Aguilera.

CHÁS E SEUS BENEFÍCIOS

Aumento da resistênci­a aos raios UV: chá-verde, branco, de hibisco, folhas, flores e frutas vermelhas e amarelas

Diuréticos: hibisco e cavalinha

Termogênic­os/ estimulant­es: gengibre e cúrcuma

Calmantes: erva-doce, camomila, hortelã, maracujá, valeriana, melissa, erva-cidreira e erva-de-são-joão

NA PELE

No campo cosmético, brumas hidratante­s se tornaram as queridinha­s do momento. “O motivo para o cresciment­o no consumo desses produtos é que eles são livres de óleo. Pela leveza, adaptamse com muita facilidade a todos os tipos de pele, inclusive as mais oleosas, que são frequentes entre os brasileiro­s”, diz Maurizio Pupo, farmacêuti­co consultor em cosmetolog­ia, de Campinas.

Outra forma de manter a pele com ótimo nível hídrico é investir em cosméticos que contenham ácido hialurônic­o. “Os de alto peso molecular conseguem reter até mil vezes seu peso em água. Quanto maior for seu peso, melhor é o potencial de hidratação”, diz Pupo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil