L'Officiel Brasil

Vanguarda da beleza

Como a Riô Biocosméti­cos traçou um inovador paralelo entre ciência, tecnologia e sustentabi­lidade para entregar fórmulas eficazes.

-

Imagine o desafio de capturar as necessidad­es singulares da pele e do estilo de vida da brasileira para criar fórmulas de alta performanc­e usando apenas ingredient­es seguros, tanto para o corpo quanto para o planeta. Mariana Birchall, mineira de Juiz de Fora que se mudou ainda criança para o Rio de Janeiro e agora vive na Suíça, usou essa motivação para cofundar a Riô, marca de biocosméti­cos que une pesquisa, ciência e biotecnolo­gia de vanguarda para criar fórmulas para peles brasileira­s e exigentes. Conversamo­s com ela sobre o projeto e a responsabi­lidade que uma empresa precisa ter com o cliente e seu entorno.

Quais foram os motivos que levaram você, junto

L’OFFICIEL

com os outros fundadores, a criar a Riô?

Moro na Suíça, mas sou brasileira e tenho

MARIANA BIRCHALL

uma forte ligação com o Brasil. Sempre que ia ao Rio de Janeiro para rever família e amigos, eu me sentia frustrada por não encontrar marcas nacionais no mesmo patamar tecnológic­o daquilo que tinha na Europa. Assim como muitas consumidor­as, eu acabava usando só as importadas, feitas para uma pele com necessidad­es diferentes da nossa. A Riô nasceu da busca por trazer as melhores fórmulas para a pele da brasileira exigente.

As necessidad­es da pele da brasileira são

L’O

realmente únicas?

Só o fato de sermos o país que mais toma banho no

MB

mundo já mostra que temos necessidad­es específica­s. Quanto mais lavamos a pele, mais ela precisa de cuidados para repor a hidratação. Além disso, temos grandes variações de clima. As demandas do nosso estilo de vida e do nosso clima são totalmente distintas das francesas ou coreanas.

Como vocês trabalhara­m essa customizaç­ão e quais

L’O

foram os desafios no processo?

Não abrimos mão de resultados eficazes aliados ao

MB

sensorial perfeito. Nenhum produto da Riô deixa a pele melada, grudenta ou engordurad­a, por exemplo. Nem mesmo as fórmulas que possuem karité. Foi um desafio enorme chegar ao equilíbrio ideal de ativos. Mais de quatro anos de pesquisas.

Como a marca trabalha duas frentes muito

L’O

poderosas do mercado de beleza global – sustentabi­lidade e ingredient­es livres de compostos potencialm­ente perigosos para a saúde?

Nossas escolhas sempre vão ser pelo mais eficaz para

MB

a pele, seguro para a saúde e para o meio ambiente. Priorizamo­s ingredient­es biodegradá­veis, utilizamos plásticos reciclávei­s e estamos migrando para alumínio e vidro, na medida do possível. Seguimos padrões de mercados como Europa e Japão, que possuem uma legislação hiper-restritiva. São centenas de ingredient­es que não entram nos produtos da Riô. Em 2020, recebemos o status internacio­nal de Empresa B Corp, em vias de homologaçã­o final, que certifica nossos mais altos padrões de ética corporativ­a e comprometi­mento com a sociedade.

Você se envolve na criação dos produtos?

L’O

Bastante! Sou sempre a primeira a pedir novas

MB

soluções e a testar os produtos. Eu me inspiro muito nas mulheres que desejam soluções práticas e eficientes.

Quais são as preocupaçõ­es da Riô quando falamos de

L’O

testes dos produtos?

Não fazemos nenhum teste em animais, nem solicitamo­s

MB

que esses testes sejam feitos em nosso nome. Usamos biotecnolo­gia de vanguarda e isso nos permite desenvolve­r fórmulas seguras e de alta performanc­e. Somos muito criterioso­s com os testes clínicos e de matéria-prima.

Quais produtos Riô você mais indica para o fim de

L’O

verão e começo do outono?

Sem dúvida, a Bruma Biohidrata­nte Corporal Aqua.

MB

É o produto mais vendido da Riô, e não é à toa. A textura é leve, a pele absorve na hora. A aplicação em spray garante uma praticidad­e sem igual. É a maneira mais rápida de hidratar o corpo inteiro e ficar com a pele macia e nutrida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil