L'Officiel Brasil

CREPÚSCULO

Foi-se o tempo em que o uísque era considerad­o invernal e masculino. Drinques com o destilado agora figuram também como os mais desejados por mulheres que amam frescor.

- Por PAULA ROSCHEL

Seja misturado com limão, seja com bebidas gaseificad­as ou com seu melhor amigo – o vermute –, o uísque conquista de vez os apaixonado­s pela coquetelar­ia artesanal como uma incrível opção refrescant­e e que agrada inclusive o paladar feminino. Conversamo­s com Maurício Porto, autor do website O Cão Engarrafad­o e sócio do bar especializ­ado em uísque Caledônia Whisky Co., sobre essa vertente aromática de brindar e que agrada em cheio também as mulheres.

Por que vemos tantos drinques de uísque se destacando nos bares brasileiro­s?

O uísque é carregado de sabor. Vemos, atualmente, o cliente migrar de produtos mais delicados ou propícios a ser consumidos em maior quantidade para bebidas mais complexas e intensas, como ele. Existe uma variação enorme de uísque, como os adocicados ou caramelado­s, como um Jack Daniel’s. Há também os mais delicados, como um Royal Salute, ou defumados, como um Talisker. Essa variedade sensorial faz com que sempre exista um bom uísque para um bom drinque.

Essa vertente é também internacio­nal?

Sim. Os drinques de uísque sempre foram clássicos. Um

dos primeiros coquetéis da história, o Old Fashioned, era feito de uísque. Com isso dá para perceber que existe uma tendência histórica em fazer drinques com o destilado, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa. É interessan­te entender que eles resistiram a provações do tempo, como a Lei Seca americana e duas grandes guerras. É uma história tempestuos­a, mas os drinques de uísque sobreviver­am. Houve também uma retomada da coquetelar­ia artesanal no início dos anos 2000. Receitas começaram a ser resgatadas por bartenders, após uma época de maus bocados nas décadas de 1980 e 1990, com coquetéis prontos.

No Brasil, o uísque já foi considerad­o invernal. Dá para ele ser refrescant­e?

Ele já foi, sim, mas não é mais. Existem centenas de

coquetéis refrescant­es com uísque. Podemos citar o

Whiskey Sour, o Highball, o Penicillin ou o Paper Plane. Só fugimos um pouco dessa refrescânc­ia quando pensamos mesmo em um Manhattan ou um Old Fashioned.

 ??  ??
 ??  ?? DICAS DO BAR
Segundo o bartender Junior Oliveira, existe uma lista vasta de ingredient­es refrescant­es que combinam com o uísque, principalm­ente com um bourbon com notas de baunilha, caramelo e leve amadeirado, como o Woodford Reserve. São eles: limão taiti, limão-siciliano, laranja, licores, mel, chás e gaseificad­os. “Experiment­e espremer por cima de seu uísque uma casquinha de laranja-baía. O óleo essencial presente na casca trará um toque especial a seu copo”, diz Oliveira.
DICAS DO BAR Segundo o bartender Junior Oliveira, existe uma lista vasta de ingredient­es refrescant­es que combinam com o uísque, principalm­ente com um bourbon com notas de baunilha, caramelo e leve amadeirado, como o Woodford Reserve. São eles: limão taiti, limão-siciliano, laranja, licores, mel, chás e gaseificad­os. “Experiment­e espremer por cima de seu uísque uma casquinha de laranja-baía. O óleo essencial presente na casca trará um toque especial a seu copo”, diz Oliveira.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil