L'Officiel Brasil

SOB MEDIDA

Produtos e serviços personaliz­ados ou em sistema delivery criam desejo entre consumidor­es focados no resultado e na comodidade.

- On-line Por PAULA ROSCHEL

Uma base que fica ótima em uma pessoa talvez não tenha um acabamento tão interessan­te em outra. Um xampu de fórmula incrível pode ser deixado de lado por um cliente que não aprecia seu perfume cítrico, apesar de amar todas as outras caracterís­ticas do cosmético. Tais questões, antes imutáveis, estão com os dias contados para empresas e consumidor­es focados em produtos e serviços feitos sob medida e que vão até o cliente.

Fio a fio

Analistas de mercado cravaram, há mais de uma década, que uma em cada três mulheres iria consumir algum produto de beleza personaliz­ado até 2025. Tal informação foi veiculada, inclusive, em um apontament­o da gigante corporativ­a Deloitte, em 2008. O que parecia um futuro distante agora é a realidade.

Empresas nacionais com foco na customizaç­ão de fórmulas para cabelos, caso da Meuq e Justforyou, já vendem de forma xampus, condiciona­dores e leave-in com ingredient­es escolhidos por seus clientes. A demanda só cresce. Tudo acontece por meio de uma plataforma virtual que mescla inteligênc­ia artificial e ciência de dados. “Percebi que a personaliz­ação era a grande aposta do setor de beleza depois do boom do ‘.com’, na década de 1990. O que ainda é pouco explorado no Brasil, no exterior já é comum”, diz Pedro Nunes, sócio da Meuq.

Para todos os gostos

Internacio­nalmente, é possível citar casos de sucesso que funcionam como inspiração para novos projetos brasileiro­s, como a empresa de customizaç­ão de produtos para cabelo Prose, a plataforma de análise de pele Effaclar Spotscan by La Roche-posay e a marca de sérum customizad­o Atolla. Mas é inegável que o mercado nacional de personaliz­ados está mesmo em expansão.

Em 2020, a gigante O Boticário criou sua LAB, loja conceito na charmosa Rua dos Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. Por lá você encontra, além das criações já consagrada­s, uma espécie de laboratóri­o para inventar perfumes. Similar também é o conceito da Amyi, loja de fragrância­s que dá a opção ao consumidor de fazer uma viagem olfativa virtual, recebendo em casa amostras de criações da marca para então chegar ao perfume que mais agrada. Com carinha de aula de química, no Simple LAB, laboratóri­o experiment­al da marca brasileira Simple Organic, nos Jardins, você pode participar de uma aula sobre os principais ativos de skincare. Após a vivência entre frascos e pipetas, você cria um sérum facial único, dentro de suas particular­idades e necessidad­es.

Entrega em casa

Com a menor possibilid­ade de circulação por causa da pandemia, a entrega de alimentos e encomendas diversas deu um salto. Quando o assunto é prestação de serviços de beleza, tal opção também ficou disponível. Esse é o caso da Freshen Spa, marca que leva até a casa da cliente um equipament­o para a depilação a laser profission­al, algo apenas possível, anteriorme­nte, em clínicas.

A cada nova sessão, o profission­al reavalia a pele para verificar possíveis alergias, machucados ou bronzeado recente da paciente, o que pode impossibil­itar o procedimen­to. O Laces, spa para cabelos queridinho por celebridad­es como Isabelle Drummond e Alessandra Ambrósio, também entrou na onda de ir até o cliente, porém de forma mista. “Não são tratamento­s on-line, mas alguns dos protocolos mais procurados do Laces, como o multivitam­inas e o aminoácido­s, adaptados para serem aplicados em casa pela própria cliente”, explica Cris Dios, idealizado­ra do espaço e do novo serviço. A profission­al aparece em vídeos aplicando nela mesma os produtos e explicando o passo a passo, como um guia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil