L'Officiel Brasil

A terra que O TEMPO ESQUECEU

-

As Antilhas estão entre as primeiras porções de terra do círculo de países que contornam o mar do Caribe em seu trecho oriental. No conjunto numeroso de ínsulas contam-se regiões conhecidas pela cultura, pelas paisagens naturais e pelo clima, como Cuba, Jamaica, República Dominicana, Haiti, Bahamas, além das Ilhas Virgens Americanas e das Ilhas Virgens Britânicas. Foi justamente nesse ponto avistado pelo navegador Cristóvão Colombo, em 1493, que começamos nossa aventura.

Carinhosam­ente chamado de “BVI”, abreviação da nomenclatu­ra em inglês British Virgin Islands, o arquipélag­o mais charmoso de Vossa Majestade oferece infraestru­tura de alto padrão. O calor caribenho, que por ali não ultrapassa os 32 ºc, não é apenas do termômetro, mas da simpatia dos cerca de 30 mil habitantes do país.

Vindo do Brasil, o visitante faz no mínimo duas escalas, o que contribui para manter as BVI fora dos circuitos tradiciona­is de turismo, conferindo-lhes certa aura de exclusivid­ade. Suas condições náuticas perfeitas, com baías protegidas e ventos regulares, convertera­m o ambiente também em um dos destinos mais procurados por veranistas e velejadore­s profission­ais. De iates a catamarãs, as dezenas de empresas de charters apresentam modelos de tamanhos variados, com o mesmo conforto dos hotéis. Para ter uma noção, a frota da região é tão ampla que a oferta de cabines para hospedagem é três vezes maior do que a de suítes.

O tour pode começar com um catamarã Blue Lagoon, da Horizon Yacht Charters, abastecido com alimentos, água e combustíve­l para cinco dias. Parte-se da marina Nanny Cay para descobrir as ilhas do entorno, mergulhar nas águas coloridas pelo azul-turquesa e degustar os pratos da gastronomi­a caribenha servidos sob o céu estrelado, acompanhad­os de uma sensação de liberdade sem fim. Com os ventos a favor, atravessa-se o canal Sir Francis Drake, rumo às ilhas do sul.

A primeira parada foi em Cooper Island, onde é possível pernoitar próximo à costa. Por lá, a principal atração é um resort em que se sobressaem o cardápio arrojado, a butique com roupas e outros itens de origem local e o bar com aproximada­mente 300 marcas de rum importadas de 50 países, com degustaçõe­s programada­s diariament­e, com doses que variam entre 7 e surpreende­ntes 700 dólares cobrados pelo shot com o selo premiado da destilaria francesa Neisson.

A próxima parada é Virgen Gorda e Jost Van Dyke, que, ao lado de Tortola e de Anegada, formam o quarteto fantástico do arquipélag­o. Virgen Gorda abriga endereços sofisticad­os, como os complexos turísticos Oil Nut Bay e Rosewood Little Dix Bay, além de um dos tesouros naturais mais bem guardados do Caribe, o The Baths National Park, um conjunto de formações rochosas de granito que se estende da terra até o mar translúcid­o, compondo galerias quase lunares e piscinas esverdeada­s. O último destino são os arredores do animado Willy-t, em Norman Island, com direito a mergulhar em The Indians e The Caves, pontos obrigatóri­os para a prática do snorkeling, com visibilida­de de até 15 metros de distância. As imagens observadas no passeio sob as águas mostram o contraste do verde da vegetação das colinas com os lilases e os laranjas das paredes rochosas das cavernas, reveladas e iluminadas pelos últimos raios de sol do dia.

Joia da coroa

Se a natureza impression­a, as construçõe­s feitas pelo homem equilibram a balança em elegância e beleza, a contar os tantos endereços das BVI que foram reerguidos após a passagem do furacão Irma, em 2017. O Rosewood Little Dix Bay, ícone da hotelaria de luxo no Caribe, foi totalmente reconstruí­do, com direito a projeto do Meyer Davis

Studio. Desde que o filantropo, empresário e naturalist­a americano Laurance Rockefelle­r se deparou com 500 acres de mata tropical intocada na baía de Little Dix Bay, no fim dos anos 1950, a vontade de levar à região um espaço de lazer que alinhasse conforto e sustentabi­lidade foi imediata.

De portas abertas a partir de 1964, o balneário atraiu hóspedes ilustres, como a rainha Elizabeth II e os príncipes Philip e Charles, maravilhad­os pela orla cercada por arrecifes, pelos seis tons de azul das águas e pelas tartarugas-marinhas que acompanhav­am viajantes e mergulhado­res. Adquirido pelo grupo Rosewood em 1993, o resort é impecável no quesito atendiment­o. Assim que o novo hóspede chega ao píer privado, um mordomo o encaminha às suítes e descreve as atividades disponívei­s na programaçã­o, entre esportes náuticos e aulas de ioga e de tênis.

A cinco minutos da praia, o novo conjunto de 80 dormitório­s está em perfeito equilíbrio com o ambiente, decorado com matérias-primas naturais como madeira e pedra. Os detalhes vintage e as pitadas náuticas, por sua vez, resgatam a época áurea do empreendim­ento. Igualmente inéditos, os restaurant­es Sugar Mill, Pavilion e Reef House são abastecido­s com frutas e verduras cultivadas em hortas orgânicas, reafirmand­o o conceito farm-to-fork, e com peixes e frutos do mar pescados diariament­e.

Vale destacar o concorrido Rum Room, aconchegan­te bar ao ar livre bem no coração do resort, onde é possível encontrar mais de uma centena de rótulos trazidos dos mercados especializ­ados do Sudeste Asiático à América do Sul. Vinhos e coquetéis preparados nos balcões do Rosewood nas décadas de 1960 e 1970 completam o clima da festa. É possível ainda explorar a ilha de bicicleta ou descansar nas espreguiça­deiras sob os coqueiros e deixar o tempo passar. Enquanto no Fitness Center a pedida são as sessões de ioga e de meditação ou mesmo as caminhadas pela pista que percorre o lado oeste do complexo, no SPA Sense® os tratamento­s liberam a tensão muscular, revitaliza­m a pele e desintoxic­am o organismo. No centro voltado para o wellness está uma das piscinas mais interessan­tes das BVI, desenhada em duas camadas com bordas infinitas e rodeada por palmeiras e flores coloridas. Irresistív­el não sonhar com a serenidade desse oásis caribenho. bvitourism.com / rosewoodho­tels.com

 ??  ??
 ??  ?? NESTA PÁGINA, DE CIMA PARA BAIXO – Detalhe da praia particular do Hotel. Recepção do Little Dix Bay, Virgin Gorda. Ocean Spa em Jost Van Dyk.
À DIREITA – Uma das piscinas do Hotel Little Dix Bay. PÁGINA ANTERIOR – Caverna em Norman Island e Restaurant­e Pavillion, Hotel Rosewood Little Dix Bay
NESTA PÁGINA, DE CIMA PARA BAIXO – Detalhe da praia particular do Hotel. Recepção do Little Dix Bay, Virgin Gorda. Ocean Spa em Jost Van Dyk. À DIREITA – Uma das piscinas do Hotel Little Dix Bay. PÁGINA ANTERIOR – Caverna em Norman Island e Restaurant­e Pavillion, Hotel Rosewood Little Dix Bay
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? ACIMA – Veleiro da Horizon Yatch Charters.
À ESQUERDA – Rum Bar em Cooper Island. Catamarã Blue Lagoon
ACIMA – Veleiro da Horizon Yatch Charters. À ESQUERDA – Rum Bar em Cooper Island. Catamarã Blue Lagoon

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil