L'Officiel Brasil

RITUAIS DE CURA

A simplicida­de da natureza desperta sensações que acalmam a mente e transforma­m a jornada dentro de uma sociedade turbulenta em algo mais suave.

- Por PAULA ROSCHEL

Talytha Pugliesi encontrou na força da natureza um caminho de reconexão com seus sentimento­s. Neste bate-papo, a modelo e atriz fala sobre sua trajetória pelo xamanismo feminino, seus rituais como rezadeira e benzedeira e como tais práticas se transforma­ram em pilares importante­s em seu tratamento contra a depressão.

O que é o xamanismo feminino? L’OFFICIEL É a reconexão da mulher com a natureza e TALYTHA PUGLIESI as formas naturais de autocuidad­o, principalm­ente essa interação dos ciclos da Lua e do nosso, de fertilidad­e. É olhar para nosso corpo percebendo os significad­os que ele traz e fazer limpezas. O xamanismo não é encarado como religião, pois é mais uma filosofia de vida, de respeitar os ensinament­os ancestrais de quem caminhou antes de nós neste planeta. É aprender com o tempo da Terra. A religião pode rotular. Eu, particular­mente, gosto da espiritual­idade bem livre, sem regras.

Como você chegou até a prática? L’O Meu primeiro contato imediato, além da leitura, foi TP em um retiro. Foram sete dias muito intensos, em grupo. Esse primeiro, especifica­mente, era uma formação com aulas para conhecer o animal, a planta e a pedra de poder. Na última noite, houve um ritual com a consagraçã­o das medicinas. Isso foi em janeiro de 2019.

Dá para praticar o xamanismo e os rituais no cotidiano? L’O Diariament­e, pratico ioga ou alongament­o, medito e faço TP uma defumação em mim, com sálvia. Hoje em dia, eu sou rezadeira e benzedeira também. Gosto de usar óleos essenciais e ervas nos rituais, por isso criei um perfume para esses momentos, chamado Ritual, que me ajuda a acalmar e elevar o pensamento para expandir o chacra cardíaco. Ele faz parte de minha marca recém-lançada, a Santa Cianita. Eu faço tudo artesanalm­ente. São produtos rezados e consagrado­s.

O que você descobriu com esses rituais? L’O Quanto é bom estar em roda com outras mulheres e TP como isso é curativo. Você sente pertencer a algo maior, se enxerga nas vivências das outras, e muitas curas acontecem. O xamanismo trabalha muito com a expansão da consciênci­a, então você aprende a caminhar com verdade, tanto em suas palavras quanto em suas ações. A cura com a medicina ayahuasca, que também faz parte de minha jornada, me ajuda muito com a depressão, me reconectan­do com a natureza.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil