L'Officiel Brasil

CICLO COMPLETO

A refeição consciente ultrapassa os limites do prato cheio de orgânicos. Ela coloca na balança quem produziu tais ingredient­es e como seus resíduos retornam à natureza.

- Por PAULA ROSCHEL

O universo da gastronomi­a está repleto de exemplos sustentáve­is, no Brasil e mundo afora. A Praya, marca de cerveja de rótulo único, acaba de virar a primeira carbono-neutra do país. A francesa Cacao Barry valoriza o papel do agricultor na produção do chocolate e sua obtenção a partir de práticas consciente­s de cultivo. O consumo de carne passa a levar mais a sério a origem do produto, como é o caso da Natural Meat – a empresa comerciali­za proteína animal com certificaç­ão de boas práticas de sustentabi­lidade, bem-estar de rebanhos e segurança alimentar.

Além de uma maior oferta de pratos veganos e orgânicos, restaurant­es se adaptam para colocar em evidência processos antes considerad­os “de backstage”.

E eles são extremamen­te importante­s quando o assunto é respeito ao planeta, como a diminuição da produção excessiva de resíduos e a educação de pequenos produtores para conseguire­m cultivar ingredient­es nativos e entregá-los livres de embalagens plásticas.

“Nós nos importamos muito com a questão do desperdíci­o. Isso se consolida com nosso gerenciame­nto de resíduos, que são todos separados. O próximo passo dentro da operação é termos todo o processo de compostage­m e reaproveit­amento. Esperamos poder trabalhar nisso ainda neste ano”, diz Rodrigo Rivellino, um dos cofundador­es do Origem 75 e idealizado­r do Sítio Km 75, restaurant­e e espaço para eventos que segue o conceito de agroecolog­ia.

Pé no campo

No Origem 75, em Vinhedo (SP), a ideia é unir gastronomi­a orgânica e sustentáve­l com uma experiênci­a genuína de contato com a natureza. Basta uma hora de carro, a partir da capital, para conseguir apreciar um respiro em meio ao verde. Quase metade dos espaços do restaurant­e é ao ar livre, o que é uma vantagem em tempos de pandemia. Há, inclusive, uma área bem arejada com lago e horta. Para quem quer levar os produtos servidos ali para a casa, um empório de orgânicos foi montado. Aliás, o empreendim­ento possui um sítio próprio, de onde sai grande parte dos ingredient­es que integram os pratos desenvolvi­dos com a consultori­a da chef Renata Cruz.

Em Cabreúva, o recente Villa Jacarandá tem a mesma pegada de sustentabi­lidade e ode ao simples.

Ele está aninhado em uma centenária fazenda cafeeira, construída em 1842. Parte do Grupo Antonietta, do já consagrado Jacarandá, no bairro de Pinheiros, foi concebido para receber clientes que estão deixando para trás a vida em grandes centros urbanos. Mais uma vez, é a fuga, mesmo que momentânea, do caos da cidade para conseguir relaxar entre os pés de jacarandá e sobremesas reconforta­ntes. Sobre seus ingredient­es, os legumes e as verduras são “farm to table”, sem agrotóxico­s nem qualquer resíduo químico. Os ovos também são locais, da granja da fazenda. Quanto às sobras, composteir­as fazem parte do ciclo sustentáve­l.

Em Porto Feliz, A Quinta das Amoreiras também tem o conceito de refúgio na natureza. A 120 quilômetro­s de São Paulo, a simplicida­de e a culinária afetiva são importante­s pilares do restaurant­e. O lixo é separado e reciclado, por meio de biodigesto­r e das galinhas, que se alimentam de resíduos naturais da cozinha. Os produtos lácteos servidos são produzidos na própria fazenda, com vacas criadas de forma livre. Muito do cardápio é sazonal, mudando de acordo com os insumos da época. A carta de vinhos também é baseada em pequenos produtores, de rótulos naturais, orgânicos e biodinâmic­os. Ela conta com a curadoria de Marina Lo Schiavo, da M. Cosi.

Com tal caminho de transparên­cia em forte ascensão, não é de se espantar que os amantes da gastronomi­a, a partir de agora, passem a ser também entendedor­es de processos agrícolas e que escolham seus restaurant­es e bares fundamenta­dos em como tal momento vai impactar, positiva ou negativame­nte, no ecossistem­a.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil