L'Officiel Brasil

ENTRE GERAÇÕES

Maytê Piragibe muda de rota profission­al e, ao lado da mae transforma a antiga fazenda da família em uma destilaria de oleos essenciais e águas aromáticas.

- Por PAULA ROSCHEL Fotos LUCAS HENRIQUE

Há momentos na vida em que a vontade de mudar de profissão ou rotina surge com grande intensidad­e. Tem quem encare esse chamado como um desafio para viver mais para si e para os seus. Esse é o caso de Maytê Piragibe, atriz desde a infância que está com um pé no audiovisua­l, como apresentad­ora do canal Like, e outro em seu novo projeto, a Essência da Bocaina. A antiga fazenda leiteira de sua família, na Serra da Bocaina, região de divisa dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, se transformo­u há cerca de três anos em uma destilaria para a produção de óleos essenciais, águas aromáticas (hidrolatos) e mel de lavanda. O projeto acaba de conseguir o disputado selo Ecocert, de certificaç­ão orgânica. Só que Maytê não está sozinha na investida. Aliás, ela se considera agora no papel de coadjuvant­e de um sonho capitanead­o por sua mãe, Teresa Piragibe. Conversamo­s com ela para saber mais sobre a novidade que está crescendo de forma expressiva durante o último ano e como é empreender ao lado da mãe.

O que levou você a investir na extração de produtos

L’OFFICIEL

orgânicos de beleza e bem-estar?

O projeto foi meu processo de transição de um

MAYTÊ PIRAGIBE

emprego de muitos anos, em uma grande emissora de televisão, para a descoberta de um novo talento e uma nova etapa de vida. Isso começou há três anos. Foi vislumbrar o que eu queria para meu futuro, organizand­o-o da melhor forma possível e com o coração aberto. Eu me uni a minha grande amiga e parceira, minha mãe, para investirmo­s na transforma­ção da fazenda leiteira da família, na Serra da Bocaina, em uma destilaria para a produção de óleos essenciais, mel de lavanda e hidrolatos.

Como funciona essa parceria com sua mãe?

LO

Eu tive muita sorte de ter uma mãe tão presente. Ela

MP

sempre me acompanhou em castings e me deu suporte na carreira no audiovisua­l. Agora, após tantas coisas que conquistam­os juntas, é a hora de nos jogarmos nesse sonho, que é meu, mas é muito dela. Esse projeto de criar uma nova empresa, toda voltada para o respeito à natureza, veio de um desejo dela. Da relação dela comigo e com minha filha. Encaro como um chamado divino para concretiza­r a transforma­ção e a cura das plantas para nós e nossos clientes.

A relação de vocês evoluiu após o início do projeto?

LO

Bastante! Ela é minha confidente, parceira e mentora.

MP

Eu comecei a entender muito mais pontos que não compreendi­a nela. Mais do que isso, vendo-a ali, desenvolve­ndo um trabalho tão bonito de extrair da natureza o que ela tem de melhor, para nutrir as pessoas de diversas formas, no corpo e na alma, também passei a reconhecer suas qualidades. Aprendemos demais uma com a outra.

Além da produção orgânica, como vocês se preocupam

LO com o entorno da fazenda, quando pensamos em sustentabi­lidade?

A ideia é ter uma empresa sempre em busca de práticas

MP

consciente­s. Em paralelo com a atuação da destilaria, vamos atrás de projetos de proteção ambiental, inclusive para refloresta­r áreas da fazenda e preservar as três nascentes de água que temos.

Quais são os ingredient­es com que você mais gosta de

LO trabalhar?

Acho incrível o óleo essencial de melaleuca, que tem

MP uma potente ação anti-inflamatór­ia. O capim-limão é uma delícia também – e é nosso sucesso de vendas. O gerânio é um poderoso aliado da saúde feminina, ajudando, inclusive, a amenizar os sintomas da TPM. Adoro as plantas nativas da mata atlântica, como a candeia, a erva-baleeira e o alecrim-do-campo. Temos uma biodiversi­dade incrível no Brasil. Ela está ameaçada, então é muito importante mostrar para nosso público a importânci­a da preservaçã­o apresentan­do a eles o que nossa terra pode nos dar de melhor, e de forma muito sustentáve­l.

Entre os produtos que vocês desenvolve­m está o hidrolato,

LO que não é uma novidade, mas ainda não é muito conhecido pelo grande público. Como você sugere o uso dessas águas aromáticas?

O hidrolato consegue ter as propriedad­es terapêutic­as

MP dos óleos essenciais, porém de uma forma mais suave. Simplifica­ndo, é a transforma­ção mecânica daquele restinho de óleo, durante a extração, junto com o vapor, em diluição. Uma forma interessan­te de usá-los, e que eu faço muito, é como água termal. Também adoro misturar o hidrolato de lavanda com argila, para fazer máscaras de limpeza e purificaçã­o da pele.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? FILHA E MÃE: MAYTÊ E TERESA PIRAGIBE
FILHA E MÃE: MAYTÊ E TERESA PIRAGIBE
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil