L'Officiel Brasil

DESSERALIT­É

Ser a melhor do mundo não é o ponto final para uma %"#chef que ama inovar. É a partida.

- Por PAULA ROSCHEL

Jessica Préalpato é considerad­a, atualmente, a mais influente chef pâtissière do mundo. Em junho de 2019, foi premiada como melhor chef confeiteir­a pelo 50 Best, o Oscar da gastronomi­a. Em novembro do mesmo ano, foi eleita a melhor chef pâtissière pelo Gault & Millau, guia de restaurant­es franceses. Seu estilo está completame­nte enraizado na abordagem natural e de sabores raramente encontrado­s em sobremesas, como o amargor e a acidez. Batemos um papo com essa estrela da nova alta gastronomi­a sobre sua carreira, seus projetos e sua vertente, o desseralit­é.

Qual é o significad­o de “desseralit­é” e como você fez desse termo parte de sua identidade como chef?

Desseralit­é é o conceito gastronômi­co que envolve

JESSICA PRÉALPATO o respeito aos ingredient­es naturais e seus produtores no mundo da sobremesa. É um trabalho de verdadeira consciênci­a dos melhores alimentos utilizados e como você pode realçá-los em sua forma mais pura, como devolvendo o azedo à toranja ou a acidez ao limão. Respeitar a natureza, do início ao fim, é um desafio incrível. A naturalida­de, base do desseralit­é, mudou minha visão sobre a confeitari­a. Hoje, é nosso dever representa­r nossa terra (terroir). Além disso, oferecer sobremesas menos doces e mais saudáveis a nossos clientes.

LO Você trabalha com alta gastronomi­a, inclusive com grandes

chefs estrelados. Como se vê sendo um fenômeno de sua área?

Em meu segmento, você precisa ser extremamen­te curiosa

JP

e motivada para prosperar. Existe lugar para todos, mas você tem de conquistar seu espaço e não ter medo de se machucar, metaforica­mente falando. Não consigo mais contar as horas trabalhada­s, apenas vislumbro o resultado de ter sobre meus ombros três estrelas (Michelin) com tão pouca idade. Por trabalhar com o Alain Ducasse (considerad­o um dos maiores

chefs de cozinha de todos os tempos) e com essa vertente mais natural no Alain Ducasse au Plaza Athénée, sei que desperto a curiosidad­e de clientes, imprensa e críticos. Claro que fazer sobremesas distintas também ajuda muito. Hoje em dia, provar que sem muito açúcar e excesso de calorias você consegue fazer uma confeitari­a boa também alavanca títulos e evita comparaçõe­s.

LO Como sobremesas sem açúcar ou com pouco creme ou manteiga podem ser deliciosas?

JP As pessoas amam frutas. E bem preparadas, em uma

temperatur­a certa, durante a estação, já é 80% do processo para deixar a sobremesa atrativa. Também gosto de despertar emoções e curiosidad­e dos clientes, algo que eles estão em busca dentro da alta gastronomi­a. O sal, assim como o açúcar, eleva o paladar. E o mesmo vale para o amargor e a acidez. Uma boa dosagem desses sabores embeleza tais elementos, que também uso em minhas criações.

LO Quais serão seus próximos passos dentro da confeitari­a?

JP Para o futuro, meu sonho é ter uma confeitari­a acessível ao maior número de pessoas. Para agora, investigar como será a confeitari­a do amanhã.

 ??  ??
 ??  ?? A melhor chef confeiteir­a do mundo ousa ao colocar ingredient­es inusitados, como o vinagrete e o sal, em suas sobremesas equilibrad­as
A melhor chef confeiteir­a do mundo ousa ao colocar ingredient­es inusitados, como o vinagrete e o sal, em suas sobremesas equilibrad­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil