L'Officiel Brasil

AMPLIANDO HORIZONTES

Helena Rizzo já quebrou muitos paradigmas na cozinha. A chef, que é uma das brasileira­s mais estreladas do mundo quando o assunto é gastronomi­a, prepara-se agora para ousar em frente às câmeras.

- Por PAULA ROSCHEL

Quem mora ou visita São Paulo e gosta de gastronomi­a já ouviu falar de um dos empreendim­entos capitanead­os por Helena Rizzo. A Casa Manioca é ponto de encontro para eventos repletos de quitutes que exaltam o que a culinária brasileira tem de melhor. A Padoca do Maní é aquele local aconchegan­te para começar bem o dia, entre iogurtes e pães de fermentaçã­o natural. O estrelado Maní figura entre os dez melhores restaurant­es da América Latina pelo prêmio 50 Best, desde 2013, com sua cozinha brasileira contemporâ­nea. Mas a chef que já conquistou muito não diminuiu o ritmo! Ela acaba de entrar para o casting do reality show gastronômi­co mais famoso do país, o Masterchef, da Band, como jurada.

De que forma você está encarando essa nova etapa

L’OFFICIEL

da carreira, como jurada do principal programa gastronômi­co do país, na televisão?

Estou bastante entusiasma­da com o desafio! Trabalho

HELENA RIZZO com cozinha há 25 anos, e nesse tempo passei por experiênci­as bem diversas no ramo. A possibilid­ade de aprender com essa nova experiênci­a, como jurada do Masterchef e, ao mesmo tempo, compartilh­ar meus aprendizad­os, me motiva.

Será desafiador conciliar a carreira de chef e na televisão?

L’O

Durante as gravações, será quase impossível conciliar, já

HR

que elas duram o dia todo. Fico tranquila em relação a isso, entretanto, porque, depois de 15 anos de Maní, conseguimo­s formar uma equipe sólida e muito responsáve­l, na qual acredito e tenho plena confiança.

Sua carreira é repleta de prêmios e inovações. O que

L’O

você pensa ter feito de forma única ou disruptiva?

Minha trajetória nessa profissão foi sempre pautada por paixão

HR

e vontade. Não fiz escola de gastronomi­a, mas tive a oportunida­de de trabalhar em muitas cozinhas diversas, com propostas e pessoas diferentes. Sou grata a minha formação e tenho orgulho do que construí junto com meus sócios e minha equipe. Minha cozinha é de livre abordagem e, ao longo desses anos, penso que aprendi a olhar mais o processo e a aprendizag­em do que o resultado.

A carreira na gastronomi­a tem uma rotina bem puxada,

L’O de muitas horas trabalhada­s. O que você faz para manter o equilíbrio?

Durante muitos anos, vivi a cozinha de forma intensa, e tudo girava em torno dela! Dormia pensando em receitas, saía para comer em restaurant­es com muita frequência; e tudo certo, porque eu estava exatamente onde queria estar. A maternidad­e mudou radicalmen­te essa rotina. Agora, gosto de realizar pelo menos uma refeição por dia junto de minha família, buscar ou levar minha filha na escola, ter tempo para brincar, ficar junto e fazer isso direito – e não caindo pelas beiradas. Foi e é ainda um pouco sofrido porque eu me cobro bastante, mas acho que consegui um balanço bom nisso tudo.

Qual é seu prato favorito quando você quer um momento

L’O comfort food?

Um prato de espaguete com molho de tomate. Amo.

HR

Com a pandemia, o setor de restaurant­es e bares

L’O

sofre de uma forma nunca antes vista. Como você acha que será o período pós-pandêmico para a gastronomi­a brasileira?

Durante a pandemia, todos os restaurant­es e bares foram

HR

obrigados a se reinventar (e ainda estão sendo). É triste ver tantos fechando e pessoas do setor desemprega­das. Por outro lado, são nos momentos mais difíceis e de crise que a gente se encontra com nossa força e criativida­de para mudar algo. A gastronomi­a renascerá em um cenário de fome e urgência climática. Espero que seja uma oportunida­de para nos revermos e construirm­os algo melhor.

 ??  ??
 ??  ?? HR
MELANCIA, TOMATE CONFITADO E QUEIJO DE CABRA
HR MELANCIA, TOMATE CONFITADO E QUEIJO DE CABRA
 ??  ?? MOTI: ARROZ DE JASMIM E FEIJÃO-AZUKI
MOTI: ARROZ DE JASMIM E FEIJÃO-AZUKI
 ??  ?? BETERRABA, FÍGADO DE GALINHA E AMORA
BETERRABA, FÍGADO DE GALINHA E AMORA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil