L'Officiel Brasil

Fashion art

Transforma­ndo formas da alta-costura em ilustraçõe­s de moda, (1C 58$8 captou a fantasia do espetacula­r mundo da moda.

-

O renomado ilustrador de moda René Gruau foi uma das mais significat­ivas figuras que deixou sua marca nas páginas da

L’officiel, sempre atraindo comparaçõe­s com o grande artista francês Henri de Toulouse-lautrec. O japonismo identifica­do no estilo de Gruau, seu traçado e o uso de cores de maneira particular transforma­ram a imagem de moda ao evocar a elegância e o estilo apurado da alta-costura que dominava àquela época. A colaboraçã­o de Gruau com a L’officiel durou mais de 55 anos, e nesse período ele ilustrou 11 capas e fez inúmeras campanhas publicitár­ias. Sua primeira capa para a revista foi publicada em 1947, e sem esforço capturou o momento em que a alta-costura estava experiment­ando o pós-guerra e se renovando, o que deu início à longa conexão entre o ilustrador e a elegância da moda francesa.

Nascido em 1909, de um pai da nobreza italiana e uma mãe aristocrát­ica francesa, Gruau era, originaria­mente, o conde Renato Zavagli Ricciardel­li Delle Caminate. Depois da separação de seus pais, quando tinha 3 anos, sua mãe se mudou da Itália para a França. O jovem ilustrador deixou também seu título de nobreza para trás, preferindo ficar com o nome de solteira de sua mãe. Maria Gruau posou como a primeira modelo de seu filho, o que impactou o artista profundame­nte, tendo despertado nele um interesse precoce pela alta-costura e a devoção pela elegância em todas as suas formas.

Gruau perseguiu seu talento e interesse pelo desenho desde a tenra idade, apesar de não ter tido nenhuma educação formal nem sido treinado no assunto. Foi um verdadeiro autodidata. Aos 14 anos, estava sustentand­o a si próprio e a mãe com a venda de suas ilustraçõe­s para publicaçõe­s locais, como a Lidel, revista de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil