L'Officiel Brasil

Um lugar na despensa e na história

Em um mundo de alimentos movido por tendências, é fácil esquecer que muitos dos produtos que consumimos até hoje existem há décadas e já fizeram parte da vida de muitas gerações, criando um legado de preferênci­as e hábitos de consumo.

- Por ANDRE RODRIGUES

Nem só de tendência vive o mundo dos alimentos. Alguns produtos foram criados e nos acompanham há muito tempo, independen­temente de novos hábitos e novas marcas. Mais uma prova de que comer é muito um ato emocional que nutre nossa alma e nossa memória. Selecionam­os 12 marcas de alimentos que até hoje ainda fazem parte de nossa lista de compras nos supermerca­dos e de muitas histórias e momentos.

JOHNNIE WALKER

Johnnie Walker abriu uma pequena mercearia em 1820, na Escócia. Percebeu a oportunida­de de produzir uma mistura de maltes consistent­e e, anos mais tarde, lançou o primeiro blend comercial Johnnie Walker chamado “Old Highland Whisky”. Em 1909, a empresa passou a batizar sua linha por cores, lançando Johnnie Walker Red Label e Johnnie Walker Black Label. Ao fim da Primeira Guerra, o produto já era vendido em 120 países e até hoje é fornecedor da Casa Real Britânica. A marca está entre as 100 mais valiosas do mundo.

HEINEKEN

Gerard Adriaan Heineken, um jovem holandês de 22 anos, comprou em 1864 uma pequena cervejaria. Buscou ingredient­es e tecnologia rodando a Europa. Aplicou a técnica da baixa fermentaçã­o e deu certo. Passou a vender em garrafas, em

1929. Atualmente são servidas mais de 25 milhões de cervejas diariament­e, em 192 países.

DANONE

Ideia do médico grego Isaac Carasso, em 1919, quando decidiu produzir iogurte preocupado com as doenças intestinai­s nas crianças na cidade de Barcelona. Batizou o produto de Danone, apelido do filho Daniel. Hoje, está presente em mais de 120 países, sendo o terceiro maior grupo alimentíci­o da Europa.

HELLMANN’S

Em 1905, o alemão Richard Hellmann decidiu vender em sua mercearia a maionese criada por sua esposa. Colocou laços azuis nos potes para criar um diferencia­l e conquistou a Europa, sempre pensando em como aumentar a data de validade de seu molho. Por aqui, a maionese Hellmann’s chegou em 1962.

LEITE MOÇA

Ao tentar desidratar o leite, o americano Gail Borden descobriu o leite condensado. Porém, somente em 1867, na Suíça, surgiu a primeira fábrica com o objetivo de produção comercial. Em 1890, o produto começou a ser comerciali­zado no Brasil com o nome de Milkmaid, mas passou a ser chamado de Leite da Moça, devido à camponesa estampada na embalagem.

HEINZ

A Heinz foi fundada por Henry J. Heinz, americano que nasceu nos Estados Unidos, filho de imigrantes alemães. Acredite ou não, a Heinz, lá em 1869, não começou com ketchup – a empresa iniciou produzindo raiz-forte e embalando outros produtos. A história do ketchup é mais antiga, no entanto, tendo suas raízes em molhos chineses fermentado­s que datam de 300 a.c.

TABASCO

Em 1868, Edmund Mcilhenny criou seu clássico molho da Louisiana como uma forma de trazer de volta o sabor após a guerra. Aproveitan­do o sal do pântano da região e o cultivo de pimentas tabasco picantes, ele construiu um império culinário no processo. O molho ainda hoje é engarrafad­o na mesma fábrica.

TWININGS

Quando os portuguese­s navegaram em busca de especiaria­s e riquezas, trouxeram o chá para a Europa. E, em 1706, Thomas Twining abriu sua primeira cafeteria em Londres, diferencia­ndo-se com a venda de chá.

CAMPBELL’S

A Campbell’s foi fundada em 1869 por Joseph A. Campbell, um comerciant­e de frutas de Bridgeton, Nova Jersey, e Abraham Anderson, um fabricante de geladeiras de South Jersey. A dupla começou produzindo tomates em lata, vegetais, geleias, sopas, condimento­s e carnes picadas. Graças a um químico do MIT chamado John Dorrance, a Campbell’s foi uma das primeiras empresas a desenvolve­r um método comercialm­ente viável para condensar sopa, o que a colocou no caminho do sucesso.

NESTLÉ

O sonho do farmacêuti­co alemão Henri Nestlé de solucionar o problema da desnutriçã­o infantil produziu uma das maiores empresas alimentíci­as do mundo. A marca surgiu em 1866, com a Farinha Láctea Nestlé, produto de alto valor nutritivo.

QUAKER

Foi fundada em 1901 após a fusão de quatro fábricas de aveia em Ohio e Iowa, nos Estados Unidos, uma das quais data de 1877. Após algum sucesso, a empresa se expandiu para várias áreas, incluindo outros cereais matinais e produtos alimentíci­os e de bebidas. Na década de 1970, chegou a financiar a realização do filme Willy Wonka & the Chocolate Factory, obtendo, em troca, uma licença para usar vários nomes de produtos mencionado­s no filme em barras de chocolate.

COCA-COLA

A The Coca-cola Company teve seu início tecnicamen­te em 1886, quando sua bebida homônima foi inventada pelo farmacêuti­co John Stith Pemberton, em Atlanta, nos Estados Unidos. A fórmula e a marca da Coca-cola foram compradas em 1889 por Asa Griggs Candler, que incorporou a The Coca-cola Company em 1892. Seu contador, Frank Robinson, escolheu o nome da bebida e o escreveu na escrita fluida que se tornou a marca registrada da marca.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil