L'Officiel Brasil

Joia em downtown

Com projeto do badalado arquiteto Thierry Despont, o Fasano Fifth Avemie foi planejado sob medida para clientes especiais.

-

Quando Vittorio Fasano inaugurou a Brasserie Paulista, em 1902, na Praça Antônio Prado, centro histórico de São Paulo, é bem provável que apostasse no sucesso do negócio, mas não nos rumos conduzidos por seus herdeiros, tendo como base a excelência e a arte de receber bem moldados desde o início e que, no mundo contemporâ­neo, fortalecem o conceito de experiênci­a quando o assunto são hotéis e restaurant­es de luxo. No recém-inaugurado Fasano Fifth Avenue, soma-se o charmoso passado do edifício: uma Townhouse do século 18, com cinco andares, incrustada entre dois prédios de 17 andares.

A JHSF, que é parceira de longa data do Grupo Fasano, adquiriu o imóvel em 2012. Após quase quatro anos de processo de aprovação da obra, a JHSF iniciou a transforma­ção para um edifício residencia­l, totalmente novo, com projeto do arquiteto e designer Thierry Despont, um dos profission­ais mais badalados na Europa e nos Estados Unidos. São dele, por exemplo, o projeto de restauraçã­o da Estátua da Liberdade (junto com Richard Seth Hayden), a loja da joalheria Chopard e outros hotéis importante­s. Depois de outros quatro anos de construção – em uma região da Quinta Avenida que não re

cebia uma nova edificação residencia­l há quase 100 anos –, o Fasano Fifth Avenue foi inaugurado em abril deste ano.

O resultado é um ambiente pensado sob medida para hóspedes especiais. São 15 andares divididos em Hotel Residences, com aproximada­mente 335 metros quadrados, e Clubhouse Suites, nas categorias Garden Suites, Park Avenue Suites e Central Park Suites, de tamanhos variados e em sua maioria com vista panorâmica para dois cenários icônicos de Nova York: o Central Park e o horizonte de Manhattan.

Para completar, academia, sauna, serviços de spa, terraço outdoor e uma versão nova-iorquina para o Baretto, que está originalme­nte localizado dentro do Hotel Fasano São Paulo e foi nomeado pela revista Wallpaper como bar número 1 do mundo. Idealizado por Gero Fasano e também projetado por Despont, no Baretto New York seus famosos coquetéis vêm acompanhad­os de um menu conciso com pratos italianos clássicos servidos em salão intimista com apenas 45 lugares ou em formato room service, por 24 horas.

A ideia é de um clube exclusivo e privativo, acessível apenas aos sócios e a um seleto grupo de parceiros locais e internacio­nais. Entre os benefícios a seus membros também estão a experiênci­a de compra privativa com marcas de moda parceiras e acesso aos principais leilões e eventos de pré-venda da Christie’s.

Adaptado ao lifestyle de onde está situado o hotel – São Paulo capital e fazenda Boa Vista, Rio de Janeiro, Angra

NO RECÉM-INAUGURADO $6$12 ,)7+ 9(18(, SOMA-SE O &+$50262 3$66$'2 DO EDIFÍCIO: UMA 2:1+286( DO SÉCULO 18, COM CINCO ANDARES, INCRUSTADA ENTRE DOIS PRÉDIOS DE 17 ANDARES.

dos Reis, Salvador, Punta del Este e Nova York –, o conceito de excelência permeia os restaurant­es Fasano, Gero, Parigi e Bistrot Parigi, Trattoria, Nonno Ruggero e Gero Panini e os bares Baretto e Baretto-londra, além do Selezione Fasano, uma loja com produtos de gastronomi­a, cestas presenteáv­eis e produtos para casa.

É um savoir-faire moldado pelo tempo. Se Vittorio foi um visionário no início do século, seu filho mais novo, Ruggero, foi o responsáve­l por levar adiante o projeto. Após a morte do pai, ele foi enviado à Itália pelos irmãos para completar os estudos na escola real de Moncalieri, próxima a Turim. De volta ao país, em 1937, reassumiu o legado gastronômi­co da família, reinaugura­ndo o Fasano na Rua Vieira de Carvalho, também no centro da cidade. A mudança para outros endereços foi orgânica, seguindo o cresciment­o da metrópole. A confeitari­a Fasano, na Rua Barão de Itapetinin­ga, tornou-se um dos endereços mais concorrido­s de São Paulo, como local obrigatóri­o para o ritual do chá da tarde da alta sociedade.

Na década de 1950, o Fasano reabriu no mitológico endereço da antiga Brasserie Paulista. Dez anos depois, ocupou o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Nesse novo espaço de gastronomi­a e entretenim­ento, Ruggero Fasano abriu uma confeitari­a e instalou no jardim de inverno uma casa de espetáculo­s cuja história, para muita gente da cidade, evoca uma gostosa nostalgia, porque a agenda ia de festas de formaturas e a atrações internacio­nais, como Nat King Cole, sob os aplausos de nomes que iam de Marlene Dietrich e Ginger Rogers ao príncipe de Gales e o presidente americano Dwight Einsenhowe­r.

Em 1982, Fabrizio Fasano, filho de Ruggero, executivo com formação em administra­ção de empresas nos Estados Unidos e ex-proprietár­io de uma indústria de bebidas, convocou Gero, seu filho, para fazer parte do negócio da família. Ainda que fizesse planos de estudar cinema, a forte ligação que tinha com o avô pesou em sua decisão de assumir, sob a supervisão do pai, um novo Fasano, pequeno e em versão mais requintada. Em 2003, com a abertura do Hotel Fasano São Paulo, o restaurant­e foi transferid­o para seu interior. A inauguraçã­o do hotel marcou um novo desafio para o grupo e a realização de um sonho de Gero. Em 2007, foi inaugurado o consagrado Hotel Fasano Rio de Janeiro no ponto mais charmoso da cidade, na Praia de Ipanema. No mesmo ano, houve a importante fusão com a JHSF, empresa fundada em 1972 e líder no setor imobiliári­o de luxo. Com essa parceria, o Fasano fincou bandeira na hotelaria de luxo. (SH)

 ??  ??
 ??  ?? ABAIXO – Baretto, Fasano Fifth Avenue.
PÁGINA AO LADO – Vista do Central Park, Manhattan
ABAIXO – Baretto, Fasano Fifth Avenue. PÁGINA AO LADO – Vista do Central Park, Manhattan
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil