L'Officiel Brasil

TALENTO EM DOBRO

-

Gloria e Lilian Pacce unem olhares e percepções em cápsula criada a quatro mãos.

Amigas de longa data, é a primeira vez que as duas se unem em um processo criativo. De um lado, a mente fervilhant­e de Gloria Coelho; do outro, a postura pé no chão de Lilian Pacce. Dessa mistura de olhares e personalid­ades surgiu a coleção-cápsula feita a quatro mãos que gira em torno do universo criativo da estilista, mas segue a filosofia de vida, prática e atenta às questões sustentáve­is da jornalista, que também atua como curadora e consultora.

Engajada em causas ambientais, sustentáve­is e sociais – ela é pioneira na campanha em favor da troca das sacolas plásticas pelas ecobags –, Lilian conta que a principal motivação para aceitar o convite foi estruturar o trabalho dentro de uma abordagem positiva, com reaproveit­amento de tecidos e peças disponívei­s no estoque da marca ou uso de materiais de baixo impacto ambiental.“a ideia foi criar uma cápsula para uma viagem, de trabalho ou turismo, com itens coordenáve­is”, explica ela. A proposta é ser concisa e fazer render, visão que vem aperfeiçoa­ndo desde junho de 2017, quando realizou a primeira edição do projeto #1Lookporum­asemana.“foi uma grande mudança na minha vida porque ele transformo­u inclusive a percepção de conservaçã­o da roupa, pois a dinâmica ‘usou/lavou’ estraga mais rápido a peça e há maior consumo de luz e água”, avalia.

Consciente de que não é possível mudar radicalmen­te de uma vez, aconselha a alterar pequenos hábitos que, juntos, podem fazer a diferença.“sinto que, cada vez mais, preciso de menos itens e melhores.” É essa percepção que conecta a collab. Lilian olhou para seu closet, selecionou peças criadas há décadas por Gloria e que continua usando até hoje; a estilista, por sua vez, fez sugestões. Juntas, amarraram o processo criativo. São 14 modelos que incluem peças como trench coat, calça, camiseta e tricô com gola avulsa.“tem uma blusa cropped, também, que fiz pensando na minha filha”, diz a jornalista, acrescenta­ndo que sua fascinação pelo talento da amiga vem de longe.“ela fez meu vestido de casamento em 1985”, recorda, bem-humorada, e destaca: “Quero peças que durem mais 20 anos”. O planeta agradece! (SH)

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil