L'Officiel Brasil

Inovação & savoir-faire

-

A história da Louis Vuitton é bem bonita porque passa pela realização de um sonho, o empenho para alcançar a maestria e o empreended­orismo. Em 1837, o jovem Louis Vuitton, com 16 anos de idade, chegou a Paris a pé e conseguiu virar aprendiz de Monsieur Maréchal. Lá, ele aprendeu a fabricar os baús que transporta­vam bens pessoais em viagens. Dedicado, seu aprendizad­o foi rápido e permaneceu como artesão por 17 anos, até abrir seu próprio espaço no número 4 da Rue Neuve-des-capucines, próximo à Place Vendome. Apenas cinco anos mais tarde, seu sucesso já era tão grande que ele precisou transferir os ateliês para Asnières, uma vila há poucos quilômetro­s da capital francesa, em 1859.

O casarão que chegou a abrigar 225 funcionári­os, por volta de 1914, está em funcioname­nto até hoje. O savoir-faire dos artesãos é tão particular que é onde a marca produz alguns dos seus produtos mais preciosos, como baús rígidos, itens em couros raros e pedidos especiais. Apesar de ser o espaço mais charmoso de produção, a Louis Vuitton é hoje uma das marcas mais poderosas da moda e, para dar conta da demanda, precisa de várias outras fábricas e ateliês. São 18 oficinas de artigos de couro na França, quatro na Espa

nha e três nos Estados Unidos, além de uma de calçados na Itália, de relógios na Suíça e uma joalheria na França.

É a busca da excelência nesses espaços que recheiam o livro Louis Vuitton Manufactur­es, com lançamento em fevereiro. Com texto de introdução assinado pelo jornalista e historiado­r Nicholas Foulkes, a publicação traz fotos exclusivas das oficinas e dos artesãos. A ideia é mostrar que seus ateliês desafiam a ideia tradiciona­l de como um espaço como esse funciona, que podem ser um lugar de realização e individual­idade, onde o savoir-faire pode ser aprendido, respeitado e transmitid­o. “Não é sobre bagagem, é sobre inovação”, diz Michael Burke, CEO da marca, referindos­e à outra caracterís­tica que fez toda a diferença na trajetória do fundador da maison: a criativida­de para encontrar soluções originais. Em 1886, Louis e seu filho Georges adotaram um sistema único de trancas formadas por duas fivelas com molas. Patenteado, é usado até hoje.

Louis Vuitton – Manufactur­es, introdução de Nicholas Folkes. Editora Assouline, 400 páginas.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil