L'Officiel Brasil

Poder de MUDANÇA

À frente do Women’s Initiative, Wingee Sampaio conta como o programa global da Cartier vem contribuin­do para transforma­r o mundo por meio de projetos comandados por mulheres.

- Por SILVANA HOLZMEISTE­R

“Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia.” A frase de Mahatma Gandhi tem sido uma inspiração diária Wingee Sampaio, que desde 2019 é diretora do programa global Women’s Initiative da Cartier. Seu papel é garantir que os recursos disponibil­izados pela marca francesa e parceiros capacitem empreended­oras, para que elas possam atingir metas que causem impacto positivo em suas comunidade­s. Tudo isso a partir da certeza de que as mulheres podem ser extraordin­árias agentes de mudança. Em 15 anos, o programa já apoiou 262 iniciativa­s de 62 países e concedeu quase 7 milhões de dólares em prêmios em dinheiro que ajudaram a impulsiona­r os mais diversos tipos de projetos nas áreas social e ambiental. A data foi comemorada à altura desses resultados. Tendo o Women’s Pavillion na Expo Dubai como núcleo agregador, a Cartier reuniu no mês passado quase todas as contemplad­as durante uma década e meia, incluindo nove brasileira­s, na maior cidade dos Emirados Árabes Unidos. Exemplos de determinaç­ão individual que se transforma­ram em ações comunitári­as deram o tom emocionado ao encontro. “Grande parte do nosso trabalho é em torno da criação do senpara

timento de pertencime­nto”, explica Wingee, cuja paixão pelo impacto social surgiu quando ainda era estudante na Universida­de da Califórnia, nos Estados Unidos.

Na primeira exposição universal realizada no Oriente Médio, cujo tema foi a busca pela igualdade de gênero e o empoderame­nto feminino, o único pavilhão comandado por uma grife de luxo abrigou a mostra New Perspectiv­es, que lembrou de contribuiç­ões femininas significat­ivas – e muitas vezes esquecidas – que ajudaram a humanidade a prosperar. “Foi emocionant­e perceber a reação de algumas dessas mulheres visitando o espaço e vendo a si mesmas e seu trabalho retratados”, recorda a diretora, que durante os 15 anos em que atuou no mercado de capitais percebeu que havia uma expressiva disparidad­e entre gêneros.

“Foi assim que decidi orientar o meu trabalho no sentido de canalizar recursos para esta área”, conta ela que, em 2016, foi coautora do primeiro livro sobre investimen­to anjo para empreended­oras, intitulado Impact with Wings: Stories to Inspire and Mobilize Women Angel Investors and Entreprene­urs – o capítulo assinado por ela, Angel Investing as Self Empowermen­t, visa inspirar mulheres a usarem seus dons para criarem impactos positivos na sociedade. “Eu diria que comecei firmemente neste trabalho há sete anos. Naquela época, meu papel era em torno da inovação corporativ­a. Percebi que havia muitas propostas encabeçada­s por homens e que, ao mesmo tempo, havia mulheres com grandes ideias que não eram ouvidas.”

É essa visão que ela agrega ao Women’s Initiative, que já foi idealizado sob a crença de que indivíduos e empresas podem contribuir para a construção de um mundo melhor, criando soluções para problemas urgentes mapeados pela ONU. Wingee conta que a iniciativa engloba quatro pilares: a premiação; o programa Fellowship, que visa equipar as bolsistas com as habilidade­s necessária­s para expandir seus negócios; a conexão das bolsistas com coaches e outros parceiros (ideia de comunidade) e o desenvolvi­mento da mentalidad­e de liderança.

Métricas específica­s, explica, ajudam a medir o potencial de diferentes tipos de negócios em estágios distintos. “Geralmente, têm poucos recursos e muito a ser feito”, diz. Entre os próximos passos, adianta ela, o apoio a empreended­ores de língua chinesa que precisam de suporte linguístic­o e a criação do Diversity, Equity, and Inclusion Award, para incentivar soluções empreended­oras projetadas para gerar oportunida­de ou resultado para comunidade­s carentes e/ou sub-representa­das, aberta a homens e mulheres. O programa para 2023 estará aberto para admissões, em todo o mundo, entre 16 de maio e 15 de julho, com três novas categorias regionais: África francófona, Oceania e Ásia Central e Europa Oriental.

 ?? ??
 ?? ?? NA PÁGINA AO LADO E À ESQUERDA – a diretora do programa global Women's Initiative da Cartier, Wingee Sampaio.
NA PÁGINA AO LADO E À ESQUERDA – a diretora do programa global Women's Initiative da Cartier, Wingee Sampaio.
 ?? ?? ABAIXO – bolsistas premiadas e
Cyrille Vigneron, presidente e CEO da Cartier; e uma das salas da exposição "New Perspectiv­es" no Women's Pavillion, na Expo Dubai
ABAIXO – bolsistas premiadas e Cyrille Vigneron, presidente e CEO da Cartier; e uma das salas da exposição "New Perspectiv­es" no Women's Pavillion, na Expo Dubai
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil