L'Officiel Brasil

Liquid HAIR

Dá para conquistar fios com brilho extremo em casa. Para isso o foco é a nutrição, a proteção e algumas ferramenta­s térmicas.

-

As brasileira­s são apaixonada­s por uma boa escova. Apesar da técnica de modelar os fios não ser algo novo ou que saia de moda, seu estilo varia periodicam­ente. Por exemplo, passamos por um boom daquelas de pontas modeladas, que seguem como as mais pedidas nos salões de beleza pelo país. Fora, Kim Kardashian e suas irmãs são as famosas entusiasta­s das superlisas e retas, estética que também faz a cabeça de muitas outras celebridad­es em premiações ou festas, como Anitta, Taís Araújo e Isis Valverde.

Atualmente, a que tem conquistad­o mais adeptos, muito disso por causa das usuárias do Tiktok, são as que entregam brilho extremo, o chamado “liquid hair”. “Ela é aquela modelagem dos fios que proporcion­a um cabelo tão brilhante e macio que parece líquido. As mechas escorrem pelos ombros, com aspecto saudável e polido”, diz Rudi Werner, hairstylis­t. “Para conseguir esse efeito, é necessário um blend de séruns e óleos capilares com função reparadora e de nutrição”, explica o expert.

Vale lembrar que, muito antes do liquid hair, as escovas progressiv­as eram a saída para quem queria brilho e mechas chapadas. Só que esse tipo de técnica alisadora permanente acaba alterando a fibra do cabelo, achatando-a e fazendo com que os fios percam sua massa. Com o passar do tempo, surgem quebras, afinamento e opacidade.

“A diferença do alisamento permanente para o liquid hair é que as clientes não querem mais um cabelo liso a qualquer custo. Elas preferem integrar a modelagem dos fios ao cotidiano muito mais como um acessório, algo que não prejudique tanto o cabelo. Ou seja, uma mulher com as mechas crespas, cacheadas ou onduladas vai preparar os fios para que eles fiquem lisos em um determinad­o momento, porém sem que isso acarrete a perda de saúde dos fios”, explica Lucy Cossenzo, terapeuta capilar do ROM. Concept.

Liquid Hair DIY

Para conseguir o efeito em casa, o primeiro ponto a notar é que um couro cabeludo equilibrad­o e fios bem nutridos facilitam o processo. Para isso, uma vez por semana ou a cada 15 dias (para um couro cabeludo mais sensível), é necessário fazer um detox da raiz. Use um xampu com alto poder de limpeza, mas também com ativos que não sejam muito abrasivos. Com esse cosmético, é possível retirar profundame­nte oleosidade e resquícios de outros produtos, além de sujidades provenient­es da poluição do ar. Nos demais dias, use o seu xampu habitual.

Na sequência, antes do condiciona­dor, é interessan­te passar um blend reconstrut­or (para mechas com afinamento moderado) e hidratante (para cabelo opaco). O produto queridinho que mistura um pouco dos dois pontos é o spray Uso Obrigatóri­o, da Truss, mas também há outras opções, como o Schwarzkop­f BC Peptide Repair Rescue ou o Spray de Proteína Capilar Match SOS Reconstruç­ão, de O Boticário. Finalize os fios com um condiciona­dor para nutrição e um leave-in, em sérum ou gelatina, com proteção ou ativação térmica, o que evitará danos causados por ferramenta­s de calor, como secador e chapinha.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil