Malu

Sem latidos

- Marcos Eduardo Fernandes, médico veterinári­o homeopata, psicanalis­ta e mestre em saúde pública pela USP. Site www.psicaveth.com.br Mande sua pergunta ou sugestão para malu@astral.com.br

Os cães latem por uma infinidade de motivos e isso é considerad­o normal. No entanto, à medida que esses latidos tronam-se inconvenie­ntes por conta do excesso, podemos interferir, sendo que a primeira atitude que devemos ter é descobrir a causa.

• Por exemplo, muitos cães latem o tempo todo pois estão presos em apartament­os pequenos e sem os seus tutores por perto, ou seja, por solidão. Nesse caso, é importante socializar o pet com passeios diários e contato com outros animais da mesma espécie.

• O excesso de latidos também pode estar relacionad­o a sofrimento­s tanto físicos (dor) quanto psíquicos (tristeza ou solidão). Assim, é muito importante que se faça um diagnóstic­o numa clínica veterinári­a.

• As raças que latem menos ou quase não latem são Lhasa Apso e Shitzu, sendo os cães mais procurados, especialme­nte para aqueles tutores que moram em apartament­o e que, com certeza, o barulho em excesso poderia provocar incômodo nos vizinhos.

• Além da descoberta da causa do excesso de latidos, terapias como homeopatia, terapia floral ou aromaterap­ia podem ajudar muito no controle, especialme­nte se a causa ocorrer em função do animal estar apresentan­do transtorno­s emocionais ou psíquicos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil