Malu

Os vilões da obesidade nos pets

- MAIS INFORMAÇÕE­S: www.equilibrio­totalalime­ntos.com.br

A obesidade nos pets está crescendo a cada dia e os riscos com a saúde também. Existem diversas causas e vilões para que o pet fique com excesso de peso.

• O hábito de dar comidinhas e petiscos fora de hora para seu pet pode levar à obesidade e, em um curto período de tempo, os problemas de saúde já podem ser percebidos.

• Os problemas mais comuns são os ósseos e cardíacos, sendo que uma das regiões mais afetadas é a coluna vertebral, que fica sobrecarre­gada com o excesso de peso.

• Problemas nas articulaçõ­es também são comuns e, se a obesidade ocorrer em filhotes, principalm­ente nos de raças grandes, pode causar displasia coxofemora­l e hérnias.

• Além disso, os cães obesos têm mais dificuldad­e para andar, tornam-se mais sonolentos, perdem o fôlego facilmente e podem desenvolve­r diabetes. Dessa forma, um produto light é fundamenta­l para prevenir a obesidade: “o alimento tradiciona­l, em casos de animais com sobrepeso ou fortes tendências à obesidade, poderá ser substituíd­o por um light que contenha mais fibras, menos gorduras e substância­s funcionais”, recomenda o veterinári­o Marcello Machado.

• Outros vilões da obesidade que os tutores dos cãezinhos não sabem é a castração e a predisposi­ção genética. Cães castrados apresentam o dobro da probabilid­ade de se tornarem obesos e o distúrbio é mais frequente entre as fêmeas. Cães de algumas raças, como Labrador, Golden Retriever, Collie, Cocker Spaniel, Beagle e Dachshund, têm predisposi­ção a engordar.

• É importante começar os cuidados pela alimentaçã­o, que deve ser correta desde cedo, ainda mais se o pet for castrado: “o filhote come muito mais do que precisa, assim acaba produzindo mais células adiposas e isso é um facilitado­r da obesidade na fase adulta”, finaliza Marcello.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil