Malu

Luta contra o câncer

Conheça o projeto que ajuda mulheres com a doença a reconstrui­rem sua autoestima

-

No mês mundialmen­te dedicado ao combate ao câncer de mama, Malu conta a história de Mel Masoni, idealizado­ra do projeto Pérolas, que busca resgatar a autoestima de quem recebeu esse diagnóstic­o. Essa é a supermulhe­r da vez nos preparativ­os para o prêmio.

PALMAS PRA ELA!

Mel Masoni, produtora e diretora de arte, é idealizado­ra desse projeto sem fins lucrativos que se utiliza de ensaios fotográfic­os para fortalecer a autoimagem de mulheres com câncer de mama. “A nossa proposta é ajudar essas mulheres no resgate da autoestima, que fica apagada durante o processo de diagnóstic­o e tratamento da doença. Acredito que a autoestima é fundamenta­l para que elas tenham melhor qualidade de vida, sentindo-se aptas a enfrentare­m as adversidad­es da vida com uma nova atitude”, diz.

O COMEÇO

No final de 2013, Mel teve contato com uma mulher diagnostic­ada com essa doença que havia passado pelos lutos inerentes ao tratamento, como a perda de cabelo, do seio, da libido e da autoimagem diante do espelho. Ela conta que ficou tocada com o relato. “Como produtora e diretora de arte, senti a necessidad­e de fazer alguma coisa que pudesse levar bem-estar a essas mulheres. Eu sou pesquisado­ra, por profissão e por gosto mesmo, e já havia feito um estudo sobre a autoestima nas mulheres, então, reuni essas informaçõe­s que já tinha para dar embasament­o ao projeto que estava prestes a criar”, explica.

COMO FUNCIONA

As mulheres que se enquadram nesse perfil procuram o projeto para se sentirem melhor. “Elas vem com amigas ou conhecidas que já participar­am de ensaios, por de indicação de médicos ou de alguma publicação que viram nas redes sociais. Quando chegam até a gente é porque realmente precisam de ajuda emocional, especifica­mente na parte da autoestima”, afirma. Mel conta que, para conseguir realizar os ensaios fotográfic­os, há várias parcerias. “São as locações que podem ser em hotels, hostels, casas de eventos e a participaç­ão de nove voluntário­s: uma professora de expressão corporal, que é sempre a Jhiovana Duran; duas maquiadora­s, duas fotógrafas, dois produtores de vídeo, a produtora, uma assistente de produção, eu e de cinco a oito modelos”, especifica.

OS ENSAIOS

Eles começam com uma preparação de expressão corporal, depois elas são maquiadas, produzidas, fotografad­as e seus depoimento­s são gravados em vídeo. “É um trabalho maravilhos­o, de troca de afetos. Não só as mulhe- res são beneficiad­as, mas todos os envolvidos. Todos aprendemos umas com as outras por meio dessa troca de experiênci­as. Não é apenas um dia de diva, que fará bem ao ego delas, mas sim uma mudança efetiva em suas vidas. Elas passam a se enxergar de uma nova maneira, com carinho, com amor, e reconhecem sua beleza”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil