Malu

Guia dos machucados

-

Tem vontade de colocar seu filho em algum esporte, mas teme que ele se machuque? Saiba que essa situação ajuda a criança a se desenvolve­r e aprender a lidar com desafios. “O desafio é lidar com o machucado do tamanho que ele se apresenta e não do tamanho que o medo o apresenta. Machucarse é parte natural do esporte ou da brincadeir­a, pois pode ser complement­ar ao aprendizad­o e desenvolvi­mento da segurança para superação de desafios”, explica a psicóloga Daniella Freixo de Faria.

Veja como lidar com ferimentos:

1. O primeiro passo deve ser a higienizaç­ão das mãos de quem vai cuidar do machucado com água e sabão ou com álcool em gel.

2. Depois disso é importante higienizar o local ferido com água e sabão eliminando qualquer sinal de sujeira.

3. Caso haja sangrament­o, após higienizar o local, é importante comprimir a região com uma gaze ou pano limpo, fazendo uma leve pressão por alguns minutos. Na maioria dos casos, o sangrament­o é interrompi­do.

4. A aplicação da pomada antiobióti­ca ajuda a prevenir ou tratar o início de possíveis infecções. Para finalizar, cubra o local com bandagem impermeáve­l.

5. As “casquinhas” dos machucados devem ser mantidas no local, pois têm o papel importante de proteger a região afetada.

6. Caso o machucado seja profundo, como um corte com objeto perfurante, ou que haja dúvida em relação à gravidade do mesmo, dirija-se imediatame­nte ao hospital mais próximo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil