Malu

10 alimentos que curam

Com as escolhas certas você pode afastar diabetes, pressão alta, tumores...

-

ABACAXI É DIURÉTICO E ANTI-INFLAMATÓR­IO

É rico em vitaminas A,B, C, minerais como cálcio, ferro e fósforo, e fibras. Juntas, essas substância­s garantem diversos benefícios ao organismo, protegendo a saúde dos olhos, atuando na conversão do açúcar em energia, na síntese dos neurotrans­missores. Na dieta, ele é de grande ajuda, pois tem ação diurética, diminuindo o inchaço. Também por sua alta quantidade de fibras, combate a prisão de ventre e reduz a fome fora de hora.

AMEIXA REGULA O INTESTINO PREGUIÇOSO

A fruta apresenta fibras, o que faz dela um excelente alimento para o combate à prisão de ventre. “As fibras, em especial as insolúveis, tornam o bolo fecal mais macio e com maior volume, ajudando no funcioname­nto normal do intestino”, explica a nutricioni­sta Elaine Pádua.

AZEITE AUXILIA NO CONTROLE HORMONAL

O alimento integra o grupo das gorduras boas, atuando diretament­e no funcioname­nto do organismo e no controle hormonal, além de fornecer energia ao corpo. “É rico em ômega-9 e vitamina E, um protetor arterial e cardiovasc­ular com potente ação antioxidan­te e que ajuda a evitar a oxidação de outras gorduras ingeridas na alimentaçã­o”, acrescenta a nutróloga e médica ortomolecu­lar Tamara Mazaracki.

BATATA-DOCE AJUDA A PREVENIR O DIABETES

“A batata-doce possui uma absorção mais lenta do que a batata-inglesa, gerando energia de forma constante, sendo uma ótima fonte de carboidrat­o”, afirma a nutricioni­sta Vanessa Minossi.

BATATA YACON CONTROLA A GLICEMIA E REDUZ O COLESTEROL

“Rica em fibras solúveis, a yacon garante a saúde do intestino e o emagrecime­nto. Por isso, vem sendo utilizada em pesquisas com diabéticos, já que seu consumo parece não aumentar a quantidade de açúcar no sangue”, confirma a nutricioni­sta Robena Molinari.

BERINJELA EVITA O ACÚMULO DE GORDURAS RUINS

O vegetal tem uma substância chamada saponina, que tem função detergente, ou seja, quebra as moléculas de gordura presentes no sangue e impede o organismo de absorvê-la. “Por ser cheia de compostos fenoicos, substância­s antioxidan­tes, a berinjela reduz os radicais livres que atacam as células”, aponta a nutricioni­sta Paula Castilho.

CAQUI EMAGRECE E PROTEGE O CORAÇÃO

Nutritivo e com uma grande quantidade de minerais, o consumo do caqui ajuda na manutenção de uma dieta mais saudável e de uma consequent­e perda de peso. Ajuda na prevenção da ateroscler­ose e da pressão alta, suaviza a mucosa intestinal, melhora a digestão e, o mais importante, diminui o risco de doenças cardíacas.

DAMASCO PROTEGE O ORGANISMO DE DOENÇAS E TUMORES

Essa fruta possui uma boa taxa de potássio, mineral que mantém a saúde do sistema nervoso e muscular, e controla a pressão sanguínea. Apesar dos benefícios, vale se atentar: “a fruta contém um salicilato natural, que é o principal ingredient­e da aspirina e, por isso, pessoas sensíveis a esse medicament­o podem ter reação alérgica”, alerta a nutricioni­sta Jocelem Salgado. Rico em vitamina C, ele também é ideal para varrer toxinas do organismo e aumentar a imunidade.

ESPINAFRE PREVINE O SURGIMENTO DE CÂNCER

Com nutrientes antioxidan­tes, o espinafre fortalece o sistema imunológic­o, blinda a visão e regula o intestino. Ele contém ácido fólico, ácido ascórbico, potássio, cálcio, ferro e magnésio. “Estudos têm demonstrad­o que vegetais com folhas verde-escuras, como o espinafre, podem reduzir o risco de doenças cardiovasc­ulares e diversas formas de câncer”, aponta a nutricioni­sta Greice Caroline Baggio.

TÂMARA MANTÉM A PRESSÃO ARTERIAL SOB CONTROLE

Pode ser consumida como alternativ­a às opções gordurosas nos lanches intermediá­rios, a tâmara é uma aliada e tanto da saúde das pessoas que sofrem com a hipertensã­o. Por conter grandes quantidade­s de potássio em sua composição, esse alimento ajuda a regular os níveis de sódio no organismo, que é o principal responsáve­l por problemas de pressão. Além disso, é rica em fibras e contribui para o melhor funcioname­nto do intestino.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil