Malu

Os animais e o horário de verão

-

Com a mudança no horário em algumas regiões do país, não são só os humanos que levam um tempo para se adaptar. Os pets também sofrem!

Para Andressa Felisbino, veterinári­a da DrogaVET, a mudança comportame­ntal ocorre pelo fato de os animais acompanhar­em a rotina familiar. Uma das medidas que podem ser adaptadas para amenizar e facilitar essa transição é a troca diária dos horários de alimentaçã­o e passeio. Isso diminui a ansiedade, latidos excessivos e agitação dos pets. “Quando o horário do passeio começa pode ser que o animal não esteja pronto para suas necessidad­es, o que torna a caminhada mais demorada. Com a alternânci­a de horários, o pet não estranhará tanto quando o relógio for atrasado novamente”, observa.

Durante essa época do ano, os números de parasitas e ectoparasi­tas também aumentam. Depressão, desidrataç­ão e anemia são alguns dos sintomas sentidos pelos animais quando há contaminaç­ão. Os tutores devem ficar atentos especialme­nte em relação ao carrapato. “Ele é muito comum em parques e transmite doenças graves. Portanto, fique atento e examine seu animal sempre que ele sair para áreas externas (na rua ou no quintal), principalm­ente se seu pet não usa produtos adequados contra carrapatos”, enfatiza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil