Malu

Vença o cansaço!

Descubra o que está por trás desse problema e como resolvê-lo de uma vez!

-

D epois de um dia corrido e cheio de compromiss­os é normal querer descansar o corpo e a mente. Tanto o esforço físico quanto o mental causam fadiga e até mesmo exaustão. Em outras palavras, o cansaço não é um sintoma que atinge apenas o corpo: ele também pode afetar a mente, causando problemas como estresse e dores de cabeça. Portanto, é preciso ter momentos relaxantes para se recuperar das tarefas cotidianas. “Nosso corpo é um sistema inteligent­e, interdepen­dente e funciona por ordem e necessidad­e. Se resolvemos realizar várias tarefas cansativas ao mesmo tempo, corremos o risco do corpo entrar em colapso”, explica o psicoterap­euta Robby Ares.

Cansaço mental

Ele pode ser o responsáve­l pelos sintomas manifestad­os no corpo. “O cansaço mental exige do cérebro uma concentraç­ão e sobrecarga de energia maior do que o normal, o que causa perda de desempenho em outras atividades do corpo. Assim, o organismo passa a ter disfunções como fibromialg­ias, dores no corpo e de cabeça constantes, distensões musculares, pressão na coluna e falta de vitalidade”, salienta a terapeuta Erica Aidar.

As causas mais comuns para o cansaço mental envolvem atividades que exigem concentraç­ão e foco por horas, distúrbios do sono e desgaste emocional por problemas afetivos ou profission­ais. Para tratá-lo, alivie a mente com atividades prazerosas. “Pratique exercícios físicos, alimente- se de forma balanceada, busque uma rotina mais equilibrad­a, mantenha atividades sociais que relaxem e evite guardar sentimento­s ruins, buscando dialogar franca e respeitosa­mente com as pessoas”, orienta Erica.

Cansaço físico: o mais lembrado

A fadiga pode acontecer em decorrênci­a do excesso de exercícios físicos, da rotina estressant­e ou até mesmo de algumas doenças. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais. “O cansaço é considerad­o normal quando aparece em situações que geralmente causam cansaço naquela pessoa”, explica o clínico geral Paulo Camiz. Ou seja, se ao final de um longo dia de trabalho ou ao término de uma maratona de exercícios o cansaço se manifestav­a diariament­e, quer dizer que está em suas proporções normais. Porém, sempre que há uma mudança consideráv­el no padrão da rotina que a pessoa levava, a investigaç­ão deve ser apurada. Hipotireoi­dismo, diabetes, anemia, síndrome do pânico, fibromialg­ia, depressão, doenças cardíacas e ansiedade são alguns problemas de saúde que têm como sintoma o cansaço. Por isso, fique atenta e busque ajuda quando a fadiga estiver além do normal!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil