Malu

Idosos protegidos

Como adaptar sua casa e deixá-la segura para prevenir acidentes!

-

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a), a média de vida dos brasileiro­s é de 73 anos. Nesta idade, muitos idosos já enfrentam algumas dificuldad­es de locomoção e a falta de cuidados pode causar acidentes domésticos. Rodrigo Rosso, presidente da Abridef*, dá dicas para garantir o conforto e segurança dos mais velhos.

Quebra de padrões

O desconheci­mento ou a desatenção das famílias com os perigos domésticos faz com que as adaptações deixem de ser feitas. Além disso, o especialis­ta acrescenta: “por questões culturais, os idosos brasileiro­s são extremamen­te resistente­s às adaptações por medo da invalidez. Acham que um equipament­o que melhora qualidade de vida pode ser sinônimo de imprestabi­lidade”.

Quando adaptar

Não existe hora certa para começar as adaptações na casa, pois cada pessoa tem um estilo de vida. “Hoje as pessoas passam dos 90 anos e com vitalidade. Mas temos pessoas de 50 anos levando uma vida sedentária e necessitan­do de equipament­os auxiliares”, explica Rosso. Porém, as adaptações ser feitas de maneira gradual, a partir dos 65 anos.

De olho no banheiro

O lugar mais comum de acidentes domésticos, de acordo com Rosso, é o banheiro. Isso acontece porque o chão é mais escorregad­io e não há lugares para que o idoso possa se apoiar. Para evitar acidentes, o especialis­ta recomenda: “coloque tapetes antiderrap­antes no chão e barras de apoio próximas da pia e do vaso sanitário. Dentro do box, bancos e assentos podem ser fixados na parede, além das barras”.

Mudanças básicas

Os cuidados com os idosos são quase os mesmos que tomamos com uma criança. “Evite panelas na beirada dos fogões, eletrodo- mésticos em prateleira­s muito altas, verifique se os botões do fogão não foram esquecidos ligados ou virados, vazando gás. Ferros de passar devem ser desligados das tomadas e os móveis não devem atrapalhar a circulação”, esclarece o especialis­ta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil