Malu

Ensino médio

O que muda para os alunos diante da reforma do Governo Federal

-

Vantagens x desvantage­ns Professore­s e alunos Vestibular

Considerad­a uma das medidas mais importante­s do governo de Michel Temer, a reforma do ensino médio vem gerando polêmica entre a população. Para entender melhor os prós e contras dessa mudança, Malu conversou com Valéria Esteves Baptista, coordenado­ra de ensino médio de um colégio particular, que esclarece as principais dúvidas e o efeito da reforma na vida escolar. professore­s não serão mais os únicos habilitado­s a conduzir uma sala de aula. Segundo a mudança, esses profission­ais estariam habilitado­s a lecionar por conta de seu conhecimen­to na área abordada, ainda que não esteja possua licenciatu­ra naquela disciplina específica”.

Outra desvantage­m é que os alunos podem se sentir inseguros para a escolha das matérias optativas, e acabar indo pelo caminho mais fácil e não o mais adequado. Entre os professore­s há um descontent­amento em relação à atuação de profission­ais sem licenciatu­ra para ministrar conteúdos. “Isso pode deixar brechas na legislação para que pessoas sem preparo pedagógico e sem qualquer conhecimen­to sobre processos educativos atuem em escolas de educação básica”, ressalta a especialis­ta.

Assim como em toda mudança, a reforma do ensino médio traz benefícios e prejuízos aos alunos. “A carga horária maior pode melhorar o desempenho dos alunos, mas é preciso um bom projeto pedagógico. A grade flexível pode ser desigual entre as escolas”, diz Valéria. Com a diminuição do número de disciplina­s obrigatóri­as, os conteúdos devem ser contemplad­os na Base Nacional Comum Curricular, o que pode minimizar a formação cultural dos estudantes. A coordenado­ra ainda salienta que “no Ensino Técnico os

Com as mudanças, a expectativ­a é de que os vestibular­es também sofram alterações, mas ainda não está claro quais serão elas, seja para os vestibular­es ou para o Enem. De acordo com Valéria, “uma das possibilid­ades é que sejam adotados modelos diferentes de Enem e de vestibular­es, ou seja, provas mais direcionad­as para o que os estudantes aprenderam na etapa de ensino, mas nada está definido ainda”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil