Malu

Chocolate x pele: mitos e verdades

-

Chocolate causa acne. MITO “O cacau puro, na sua essência, é o campeão no ranking de antioxidan­tes para o organismo e para a pele, enquadrand­o-se entre os principais rejuvenesc­edores. O que ocorre para o aumento da acne é o consumo excessivo de alimentos com alto índice glicêmico, por exemplo, o leite. Assim, os chocolates ao leite com maior porcentage­m de gordura e menor taxa de cacau podem piorar a pele por terem uma grande quantidade de carboidrat­os e elevado índice glicêmico”, explica a dermatolog­ista Larissa Viana.

É possível evitar que a pele fique oleosa mesmo se houver

um alto consumo de chocolate. VERDADE “Usando os cosméticos adequados para o controle externo da oleosidade, comendo ovos e bombons com menos leite e gordura isso é possível. Ou seja, opte pelos chocolates amargos com muito cacau e, se abusar dos chocolates ao leite, coma mais frutas e legumes e evite os carboidrat­os. Assim você equilibra o índice glicêmico e evita a acne.” Chocolate branco é mais prejudicia­l por conter mais açúcar e gordura. VERDADE “O chocolate branco tem mais leite e gordura, portanto, maior índice glicêmico. A acne pode ser nos locais oleosos do corpo como face, colo e dorso.”

O tipo meio amargo é menos prejudicia­l. MITO “Na verdade, quanto mais elevado o teor do cacau, como os tipos dark com 70% de cacau, mais saudável é o chocolate, pois tem índice glicêmico baixíssimo, além de todos os benefícios do cacau puro para o rejuvenesc­imento.”

Além de ser uma delícia, o cacau também pode ser aplicado tanto na pele

quanto nos cabelos. VERDADE “Rico em magnésio, potássio, cafeína e vitaminas A,D, E eK, o cacau possui componente­s que hidratam e tonificam, combatendo a flacidez e garantindo uma pele mais luminosa.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil