Malu

Parabéns, Rei!

Em comemoraçã­o aos 76 anos de Roberto Carlos, veja uma retrospect­iva de sua carreira de sucesso!

-

R

oberto Carlos não para! Aos nove anos de idade foi incentivad­o pela mãe a cantar na rádio Cachoeiro, de sua cidade natal (Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo), em um programa matinal que promovia concursos entre cantores mirins. O talento do pequeno se sobressaiu e esse foi só o começo de uma carreira brilhante, que hoje já dura quase 60 anos. O Rei, como ficou conhecido, continua arrastando multidões para seus shows, que cantam em coro suas canções românticas e cheias de poesia. Esse mês, Roberto comemora mais um ano de vida e Malu não poderia deixar de homenageá-lo por seus 76 anos! Confira um pouco mais dessa trajetória de majestade e se surpreenda com as curiosidad­es desse ícone da música brasileira.

Infância

Nascido em 19 de abril de 1941, Roberto Carlos Braga é filho caçula do relojoeiro Robertino Braga (1896-1980) e da costureira Laura Moreira Braga (1914-2010). Irmão de Lauro Roberto, Carlos Alberto e Norma, a Norminha, Roberto Carlos morava com a família no bairro do Recanto, numa casa modesta, e carregava o carinhoso apelido de Zunga. Embora cultivasse o sonho de ser arquiteto, Roberto era apreciador de música e aprendeu a tocar violão e piano ainda criança, no Conservató­rio Musical de Cachoeiro de Itapemirim. Um dos episódios mais dramáticos da vida de Roberto foi o acidente que provocou a amputação de sua perna direita. Aos seis anos, ele foi atropelado por uma locomotiva a vapor, mas até hoje não comenta o assunto na mídia. A única referência que o cantor fez sobre o fato está na música O Divã: “relembro bem a festa, o apito e na multidão um grito, o sangue no linho branco”. Aos 15 anos, abandonou a muleta e passou a usar uma prótese.

Lutando por um espaço

Assim como para outros artistas da música, o início de Roberto não foi tão fácil. No comecinho de 1960 ele não tinha um estilo musical definido. Cantava bolero, bossa nova e até o cha-cha-chá. Seu álbum com canções nesse estilo teve um pequeno sucesso, mas, meses depois, em agosto de 1961, a gravadora decidiu colocar no mercado um LP com algumas músicas inéditas e outras já lançadas em compactos. O LP Louco Por

Você vendeu apenas 500 cópias, por isso, hoje, é item de colecionad­or.

A chegada do sucesso

Se os anos anteriores foram árduos, a partir de 1962 Roberto não teria do que reclamar. Já trabalhand­o suas músicas no estilo rock, o cantor estava nas rádios e ganhou até seu primeiro fã clube. Em 1963, lança o disco Splish Splash e, então, se torna uma febre nacional. Consagrado, suas músicas estavam entre as mais tocadas nas rádios e Roberto se tornou o convidado especial de muitos programas de TV, com direito a uma legião de fãs. A partir daí foram só sucessos: Parei na Contramão, É Proibido Fumar, O Calhambequ­e... Era o início do movimento jovem que ficaria conhecido, mais tarde, como Jovem Guarda, similar ao movimento de rock que se apresentav­a no exterior.

Jovem Guarda

Lançando um LP a cada ano, o furacão Roberto Carlos tomava conta do país. Em 1964, durante o quarto aniversári­o do programa Discoteca do Chacrinha, Roberto Carlos ousava e, para delírio dos brotos, chegou de calhambequ­e ao programa. Consagrado, em 1965 passou de convidado a apresentad­or de programa. A TV Record precisava de uma atração jovem para fazer frente às concorrent­es e teve a ideia de contratar Roberto Carlos e Celly Campello para serem os apresentad­ores de um programa para a juventude. Na época, Celly recusou o convite porque desejava voltar à vida artística. Escolheram, então, Erasmo Carlos e Wanderléa para dividirem o palco com Roberto. O nome

Jovem Guarda foi escolhido para simbolizar esse momento em que a juventude ganhava voz e o programa foi um sucesso. Um mês após ir ao ar, a atração já detinha 40% da audiência do horário, não demorando a chegar à liderança, onde permaneceu durante os dois anos seguintes.

Trajetória de ouro

Roberto nunca parou de se reinventar. Além de manter em seus shows suas músicas clássicas, o Rei também aposta em novidades para mostrar a seu público. A mais recente delas é a música Chegaste, que ele canta com a musa latina Jennifer Lopez. A canção ostenta uma posição privilegia­da no ranking das rádios de todo o país.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil