Malu

Casamento diferente

Veja formas de inovar os ritos tradiciona­is da cerimônia

-

A s cerimônias inovadoras enchem os olhos de noivos que preparam as tão sonhadas bodas, afinal, todo mundo quer ter um casamento inesquecív­el e, para isso, recorre a muitas pesquisas e inspiraçõe­s. Segundo Rafael Faria, mestre de cerimônias e celebrante de casamentos, a busca por novos elementos na hora do “sim” vem crescendo muito nos últimos tempos. “Cerimônias clássicas são sempre bonitas, mas a nova geração gosta de novidades, de ter tudo personaliz­ado, e isso não é diferente na hora de casar”.

Novidades

Entre os tipos de celebraçõe­s diferentes, Rafael destaca três principais tendências que estão chamando atenção: o papel dos padrinhos, dos pais e os votos. A nova roupagem desses tópicos ajuda a criar uma festa moderna e divertida para os noivos e convidados.

1) Papel dos padrinhos

Segundo Faria, os padrinhos de casamento são aqueles que estão presentes na vida familiar com cuidado, gratidão e amor, que trocam experiênci­as da vida, aprendizad­os, exemplos e que sempre dividem momentos, tristes ou alegres. “Durante o casamento, eu evidencio essas atribuiçõe­s e, de forma divertida, convido os padrinhos a respondere­m se aceitam, ou não, a missão a eles confiada. Isso faz com que todos sintam a real importânci­a daquele momento”, comenta.

2) Bênção dos pais

Que tal uma bênção final antes da troca das alianças? O profission­al conta que, nas cerimônias, sugere que os noivos se voltem para os pais e peçam uma bênção a eles. “Essa é uma forma de também agradecer por todo ensinament­o, carinho e dedicação ao longo dos anos, mostrando que estão prontos para formar a própria família, apresentan­do o escolhido, mas sempre levando os valores passados pelos pais ao longo da vida”, explica.

3) Votos dos noivos

Essa declaração de amor consegue deixar o dia mais especial. “Em segredo, noivo e noiva escrevem seus votos, apresentan­do particular­idades do relacionam­ento e expectativ­as para o futuro. Durante a cerimônia os votos são lidos diante dos os convidados”, conta Rafael. “Depois, é possível guardar os votos numa caixa e trancá-la com cadeado. Em alguns anos fica o convite para o casal renovar os votos do casamento, ou relembrar daquelas palavras quando sentirem que o casamento passou por uma turbulênci­a”.

O importante, segundo o especialis­ta, é que cada casal diga “sim” de um jeito diferente e personaliz­ado. “Nenhuma história de amor é igual a outra, e cabe ao celebrante ter a sensibilid­ade necessária para entender cada noivo, fazendo desse momento único e inesquecív­el”, conclui.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil