Malu

Gravidez não planejada

O que fazer quando o “positivo” no exame não era o que você esperava?

-

M uitos casais preferem esperar certa estabilida­de para pensarem na ideia de ter um filho. Mas, algumas vezes, a realidade é diferente dos planos. Por isso, a gravidez não planejada pode causar várias reações, principalm­ente nas mulheres: comemoraçã­o, medo, ansiedade... A psicóloga Léa Michaan fala mais sobre este período e como se preparar para a chegada inesperada de um bebê.

Choque inicial

Cada pessoa reage de um jeito diferente ao receber uma notícia inesperada e que tem o poder de mudar nossa vida. “Uma gravidez num momento indesejado gera um grande susto e temos a impressão que o mundo acabou. Neste momento, o melhor a fazer é: nada. Pense assim: ‘recebi uma notícia abrupta, estou desequilib­rada e neste momento não posso fazer nada, preciso dormir e amanhã vou pensar melhor sobre o que fazer’. Isso é o melhor porque qualquer atitude que tomamos no primeiro momento será uma reação não pensada”, esclarece Léa. Caso sinta necessidad­e de se abrir, fale com alguém de sua confiança, ou procure uma psicóloga para ajudar você a lidar melhor com esta notícia.

Reação da família

Se sua família não reagir bem à sua gravidez inesperada, escreva para eles revelando o quanto você precisa de acolhiment­o e compreensã­o. De acordo com a psicóloga, escrever é o melhor caminho porque você não estará no calor da revolta e poderá pensar nas palavras que quer dizer a eles. Além disso, Léa orienta: “mesmo se o mundo inteiro culpar você, procure não entrar no jogo. Ninguém tem o direito de julgar ou condenar porque ninguém habita a sua pele e nem sabe de seus temores, carências e necessidad­es”.

Planejamen­to

“Uma vez que você tomou a decisão de ter o bebê, comece a ler sobre mães de primeira viagem. Isso vai motivar você a querer ser mãe e também irá desenvolve­r espaço emocional pra receber seu bebê. Escreva num caderno tudo o que precisa para receber o seu filho: móveis, fraldas, chupetas, mamadeiras etc. Isso começa a criar um espaço no mundo, na vida nos outros e em você mesma para o seu bebê ser bem recebido”, finaliza Léa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil