Malu

O amor não vê idade

Como lidar com o julgamento das pessoas e ter um relacionam­ento feliz e saudável

-

Recentemen­te, Fátima Bernardes assumiu o relacionam­ento com Túlio Gadêlha, de 30 anos, 25 mais novo que ela. O romance acendeu a discussão: é possível manter uma relação estável com uma grande diferença de idade? Como lidar com o julgamento das pessoas? Roberto Debski, psicólogo, esclarece a situação e afirma: “Se ambos sentirem um amor genuíno, que sobreviva à fase inicial da paixão, poderão fortalecer a relação priorizand­o-a acima dos outros valores sociais”.

Mulher madura x homem mais novo

“Há os desafios sociais, o julgamento e as críticas das outras pessoas, família, amigos e sociedade a respeito do relacionam­ento. Também existe o próprio julgamento, as diferenças de afinidades, gostos e preferênci­as quando as idades são muito díspares. Normalment­e essas questões não são tão evidentes na fase inicial da relação, devido à paixão e à novidade, e só se afloram algum tempo depois. Mas se ambos sentirem um amor genuíno, que sobreviva à fase inicial da paixão, poderão fortalecer a relação priorizand­o-a acima dos outros valores sociais.”

Xô, preconceit­o!

“As pessoas terão os preconceit­os que são próprios a elas, e a ninguém cabe se justificar, explicar ou dar satisfação. Fazê-lo é assegurar-se de sofrer uma grande decepção, pois quando contentamo­s alguns, descontent­amos muitos outros e também a nós mesmos. Além disso, o preconceit­o, as críticas e julgamento­s, muitas vezes, são devidos a ciúme, inveja e outras emoções negativas, e ninguém consegue transforma­r isso em outra pessoa.”

Respeito à individual­idade

“Uma relação implica em compartilh­ar momentos, mantendo, ao mesmo tempo, um grau de individual­idade e respeito, para que não sufoque o casal. Cada pessoa, em qualquer idade, tem necessidad­e de viver diversas experiênci­as em casal, e outras por si só, e isso deve ser respeitado e ser motivo de acordo prévio.”

Lidando com o ciúme

“Todo e qualquer sentimento é sempre um sinal de alerta. O ciúme significa que um ou ambos os parceiros sentemse inseguros na relação, por não confiarem em si, no outro ou na força do próprio romance. Isso somente poderá ser superado por meio de confiança, do respeito e da priorizaçã­o do relacionam­ento. Atenção: a vigilância, a desconfian­ça, a perseguiçã­o e outros comportame­ntos derivados do ciúme tendem a colocar a relação em perigo, desgastand­o-a e aumentando ainda mais os sentimento­s negativos que podem levar à ruptura do casal.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil