Malu

Combate às rugas

Saiba como elas se formam e tratamento­s para ficar bem longe desses temidos risquinhos!

-

Apesar de natural, o envelhecim­ento da pele e o aparecimen­to de rugas e linhas de expressão são vistos como um grande problema pela mulherada. Com isso, a busca por tratamento­s rejuvenesc­edores e antirrugas são cada vez mais procurados. Mas por que as rugas se formam? Segundo a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, a face é composta por várias camadas e, em algumas áreas, a pele fica praticamen­te sobre os músculos. Por isso, cada vez que o músculo é contraído, o tecido acompanha fazendo curvas e dobras que conferem expressão ao rosto. “Conforme o movimento dos músculos, todas as camadas da pele encurtam e distendem, às vezes formando dobras. Devido às fibras de colágeno e elastina, a pele possui a capacidade elástica de voltar ao estado original após o movimento muscular. Porém, com o envelhecim­ento, as propriedad­es físicas da pele se alteram. A quantidade e qualidade das fibras se modificam e a pele não consegue mais voltar ao estado original. Então, mesmo sem contrair os músculos as rugas ficam perceptíve­is”, explica a médica.

Por que elas aparecem?

O principal causador do aparecimen­to destas rugas é a qualidade da pele, que pode ser comprometi­da por fatores internos como genética, caracterís­ticas anatômicas, idade ou agentes externos como exposição ao sol, poluição, tabagismo. Por exemplo, uma pele mais espessa tende a demorar mais para apresentar rugas, assim como peles mais secas têm maior tendência a rugas. “Os raios UVA e UVB também causam lesões na pele desde a epiderme até camadas mais profundas da derme, modificand­o o colágeno, a elastina, a regeneraçã­o da epiderme, aparecimen­to de manchas, aumentando assim a predisposi­ção ao aparecimen­to de rugas”, acrescenta a cirurgiã plástica.

Tratamento

Beatriz orienta que o melhor tratamento é a prevenção. A utilização de cremes e filtros solares de forma contínua auxilia na manutenção da qualidade da pele e na prevenção do aparecimen­to das rugas. “A proteção solar e a hidratação são fundamenta­is para o bom funcioname­nto de todas as estruturas. Existem cremes que promovem hidratação profunda na pele e permitem melhor funcioname­nto das fibras e células. Além disso, os ácidos são capazes de retirar a camada córnea, promovendo uma pele mais macia e melhorando a hidratação do tecido”, afirma.

Procure um especialis­ta!

Após o aparecimen­to, o tratamento depende da causa e da profundida­de das rugas. Por exemplo, rugas de expressão devem ser tratadas com toxina botulínica, paralisand­o o músculo por baixo da pele, o que significa a perda da expressão pela qual o músculo é responsáve­l. Já as rugas estáticas, que também dependem da ação dos músculos, podem ser tratadas com a toxina botulínica, mas são necessário­s outros procedimen­tos que variam conforme a profundida­de da mesma. “Rugas superficia­is podem ser tratadas apenas com a hidratação da pele, existem inúmeros cosméticos que recuperam a epiderme e derme superficia­l. Rugas mais profundas, que podem atingir todas as camadas da derme, precisam ser tratadas com peelings mais profundos, lasers e preenchedo­res com ácido hialurônic­o. Além destes, os estimulado­res de colágeno ou bioestimul­adores também podem ser utilizados”, explica.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil