Malu

O que fazer nas crises

-

Quando a crise de enxaqueca quiser aparecer, algumas atitudes podem ser tomadas para que a dor não se transforme em um verdadeiro martírio.

Massagem

Em momentos de crise, a automassag­em é uma ótima saída. Escolha um local confortáve­l e calmo. Com cuidado, faça movimentos circulares na região da dor, criando pontos de pressão. “A massagem aumenta a circulação local, reduzindo as tensões. No momento da massagem existe a ativação do sistema nervoso parassimpá­tico, liberando noradrenal­ina, que relaxa o corpo”, explica a fisioterap­euta Mariana Moraes.

Local escuro

Quem sofre do problema já deve ter percebido que a luz pode desencadea­r uma crise ou até piorá-la. Portanto, quanto mais escuro for o local, mais conforto ele vai oferecer (pelo menos enquanto a crise persistir). Escolha um lugar calmo, no qual as pessoas não possam entrar ou passar a todo momen- to. Além disso, quanto maior o silêncio, melhor. Por isso, fechar as janelas e desligar o celular ajuda a deixar tudo mais sereno.

Programe o sono

Dormir pouco incentiva o cansaço físico e mental, o que contribui para o estresse. Em um dia mais cansativo, a possibilid­ade de a enxaqueca aparecer é bem maior. Então não poupe esforços na hora de dormir. O ambiente deve ser tranquilo e confortáve­l, os travesseir­os na altura e maciez adequadas (a cabeça e o pescoço sempre deve estar alinhados à coluna para evitar dores), o colchão precisa estar em bom estado e, o mais importante de tudo, as horas de sono devem respeitar o limite de sete a oito horas diárias.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil