Malu

Segundo filho

-

Após a primeira gravidez, escolher a melhor hora para ser mãe novamente depende de cada mulher. Mas, biologicam­ente, quando o corpo está preparado para uma nova gestação?

Puerpério

Para Floresti Junior, o melhor é, no mínimo, esperar até o corpo se recuperar do primeiro parto. “O organis- mo da mulher passa por transforma­ções durante a gravidez e, ao dar à luz, deve haver um intervalo de pelo menos um ano entre uma gestação e outra. Isso porque, após o parto, a mulher passa por um período chamado de puerpério, que é o tempo necessário para o organismo se normalizar”, comenta.

Tipo de parto

Outro fator é se o primeiro parto foi cesariana ou normal, pois existe o risco de rompimento uterino durante a nova gestação. “É sempre válido realizar exames durante a gravidez e acompanhar se a cicatrizaç­ão está sendo feita de modo correto pelo organismo, o que influencia no tipo de parto do segundo filho”, diz o especialis­ta.

Após os 35

Existe uma resistênci­a maior de mulheres após os 35 anos esperarem para ter o segundo bebê, por causa da idade considerad­a avançada para gestação. “Essa gestação requer cuidados redobrados para evitar as alterações cromossômi­cas”, alerta Floresti Junior. Contudo, também é recomendad­o esperar o período de um ano para a nova gestação.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil