Malu

Adestramen­to de cães adultos

-

• É comum ouvir pessoas falando que é impossível adestrar cães adultos. Porém, isso não é verdade. Qualquer cão pode ser treinado, independen­temente da sua raça ou idade.

• O que ocorre é que cães com idade avançada possuem algumas manias, o que torna o treinament­o mais demorado, já que o adestrador precisará, além de ensinar coisas novas, tirar maus costumes do animal.

• Mas é preciso levar em consideraç­ão as limitações de cada cão. Por exemplo, se ele já estiver com idade avançada, ele não deve ser submetido a um treinament­o mais intensivo. Então, devese dosar adequadame­nte o treinament­o para cada tipo de cão.

• A principal diferença entre adestrar um cão filhote e um cão adulto é o tempo que demora para o treinament­o ser finalizado. Um filhote, por exemplo, é treinado para obediência básica em seis meses. Enquanto que um cão adulto pode levar o dobro do tempo. Em média, um cão adulto leva 12 meses ou até mais para ser adestrado. Lembrando que isso varia de acordo com o temperamen­to do cão (se for um cão mais dócil o tempo será menor) e a forma como ele foi criado.

 ??  ?? Diogo Fontes é adestrador de cães desde 1997 e proprietár­io da Villa Canina Hotel, Spa e Adestramen­to. www.facebook.com/Villacanin­ahotel
Diogo Fontes é adestrador de cães desde 1997 e proprietár­io da Villa Canina Hotel, Spa e Adestramen­to. www.facebook.com/Villacanin­ahotel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil