Ades­tra­men­to de cães adul­tos

Malu - - Meu pet, minha vida -

• É co­mum ou­vir pes­so­as fa­lan­do que é im­pos­sí­vel ades­trar cães adul­tos. Po­rém, is­so não é ver­da­de. Qual­quer cão po­de ser trei­na­do, in­de­pen­den­te­men­te da sua ra­ça ou ida­de.

• O que ocor­re é que cães com ida­de avan­ça­da pos­su­em al­gu­mas ma­ni­as, o que tor­na o trei­na­men­to mais de­mo­ra­do, já que o ades­tra­dor pre­ci­sa­rá, além de en­si­nar coi­sas no­vas, ti­rar maus cos­tu­mes do ani­mal.

• Mas é pre­ci­so le­var em con­si­de­ra­ção as li­mi­ta­ções de ca­da cão. Por exem­plo, se ele já es­ti­ver com ida­de avan­ça­da, ele não de­ve ser sub­me­ti­do a um trei­na­men­to mais in­ten­si­vo. En­tão, de­ve­se do­sar ade­qua­da­men­te o trei­na­men­to para ca­da ti­po de cão.

• A prin­ci­pal di­fe­ren­ça en­tre ades­trar um cão fi­lho­te e um cão adul­to é o tempo que de­mo­ra para o trei­na­men­to ser fi­na­li­za­do. Um fi­lho­te, por exem­plo, é trei­na­do para obe­di­ên­cia bá­si­ca em seis me­ses. En­quan­to que um cão adul­to po­de le­var o do­bro do tempo. Em mé­dia, um cão adul­to le­va 12 me­ses ou até mais para ser ades­tra­do. Lem­bran­do que is­so va­ria de acor­do com o tem­pe­ra­men­to do cão (se for um cão mais dó­cil o tempo se­rá me­nor) e a for­ma co­mo ele foi cri­a­do.

Diogo Fon­tes é ades­tra­dor de cães des­de 1997 e pro­pri­e­tá­rio da Vil­la Ca­ni­na Ho­tel, Spa e Ades­tra­men­to. www.fa­ce­bo­ok.com/Vil­la­ca­ni­naho­tel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.