Varizes

12 ali­men­tos que aju­dam vo­cê a dar adeus a es­se pro­ble­ma!

Malu - - Seu corpo -

Os ali­men­tos a se­guir não pre­vi­nem só as varizes, mas tam­bém con­tri­bu­em para que a saú­de do sis­te­ma cir­cu­la­tó­rio per­ma­ne­ça sau­dá­vel. Que tal in­clui-los em su­as re­fei­ções?

Li­mão:

os áci­dos cí­tri­cos e po­li­fe­nois pre­sen­tes no li­mão aju­dam a dei­xar o ca­mi­nho li­vre para que o san­gue pos­sa per­cor­rer pe­las ar­té­ri­as, já que a al­ta ati­vi­da­de an­ti­o­xi­dan­te co­la­bo­ra para evi­tar a for­ma­ção de pla­cas de gor­du­ra.

Bró­co­lis:

“o bró­co­lis pos­sui an­ti­o­xi­dan­tes e é ri­co em fi­bras, atu­an­do na re­du­ção da hi­per­ten­são e com­ba­ten­do as varizes”, ex­pli­ca a nu­tri­ci­o­nis­ta Te­re­sa La­ban­ca.

Aba­ca­te:

é ri­co em gor­du­ras do bem (ôme­ga-3 e ôme­ga-9) que atu­am con­tra o co­les­te­rol ruim, além de con­ter an­ti­o­xi­dan­tes, co­mo a vi­ta­mi­na C e a vi­ta­mi­na E. Ou­tro com­pos­to be­né­fi­co à saú­de en­con­tra­do no aba­ca­te é o áci­do fó­li­co (vi­ta­mi­na B9), que de­sobs­trui as ar­té­ri­as.

Alho:

“O con­su­mo de alho po­de aju­dar a com­ba­ter do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res, di­mi­nuin­do o co­les­te­rol to­tal e os tri­gli­ce­rí­de­os. Ele tam­bém au­xi­lia no tra­ta­men­to da hi­per­ten­são e com­ba­te a for­ma­ção de coá­gu­los, pos­suin­do im­por­tan­te pa­pel na pre­ven­ção de varizes, der­ra­mes e in­far­tos”, com­ple­ta a nu­tri­ci­o­nis­ta Grei­ce Ca­ro­li­ne Bag­gio.

Pei­xes de águas fri­as:

os ôme­gas-3 e 6 são os res­pon­sá­veis pe­los be­ne­fí­ci­os ao co­ra­ção. “Es­ses pei­xes pos­su­em áci­dos gra­xos es­sen­ci­ais, que atu­am na re­du­ção de tri­gli­ce­rí­de­os, me­lho­ram a fun­ção imu­no­ló­gi­ca e são an­ti-in­fla­ma­tó­ri­os”, con­ta a nu­tri­ci­o­nis­ta Ca­ro­li­na Mar­ques.

Chá ver­de:

“O con­su­mo de qua­tro xí­ca­ras ao dia es­tá as­so­ci­a­do à pre­ven­ção de al­guns ti­pos de câncer e me­lho­ra do sis­te­ma imu­no­ló­gi­co, au­men­tan­do os ní­veis de cé­lu­las de de­fe­sa. Di­mi­nui os ris­cos de do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res, com a re­du­ção do LDL (co­les­te­rol ruim) e de tri­gli­ce­rí­de­os e o au­men­to dos ní­veis de HDL (co­les­te­rol bom)”, exem­pli­fi­ca Grei­ce.

To­ma­te:

o li­co­pe­no do ali­men­to é um po­de­ro­so pro­te­tor do sis­te­ma car­di­o­vas­cu­lar, já que atua con­tra o mau co­les­te­rol e pro­te­ge as cé­lu­las dos efei­tos dos ra­di­cais li­vres. “O con­su­mo de to­ma­tes es­tá as­so­ci­a­do a uma re­du­ção do ris­co de câncer e do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res, é um ali­men­to pou­co ca­ló­ri­co, fon­te de fi­bras e vi­ta­mi­na C”, co­men­ta Grei­ce.

Uva:

a fru­ta é gran­de ami­ga do sis­te­ma cir­cu­la­tó­rio, pois atua con­tra a in­fla­ma­ção dos va­sos san­guí­ne­os. “O con­su­mo da uva es­tá li­ga­do tam­bém ao au­men­to do bom co­les­te­rol, que é ca­paz de ab­sor­ver cris­tais de co­les­te­rol que são de­po­si­ta­dos nas ar­té­ri­as”, con­ta a nu­tri­ci­o­nis­ta Elai­ne Silva Pe­rei­ra.

Be­ter­ra­ba:

“Ri­ca em an­to­ci­a­ni­na, a raiz pos­sui ação an­ti­o­xi­dan­te e imu­no­es­ti­mu­lan­te, é ex­ce­len­te para o sis­te­ma cir­cu­la­tó­rio, evi­ta pro­ble­mas car­día­cos e ini­be a for­ma­ção de coá­gu­los”, es­cla­re­ce a nu­tró­lo­ga e mé­di­ca or­to­mo­le­cu­lar Ta­ma­ra Ma­za­rac­ki.

Ba­na­na:

al­guns es­tu­dos su­ge­rem que a fru­ta po­de aju­dar a re­gu­lar a pres­são ar­te­ri­al, fa­tor in­dis­pen­sá­vel para a saú­de do co­ra­ção e de to­do o sis­te­ma car­di­o­vas­cu­lar.

La­ran­ja:

as pro­pri­e­da­des an­ti­o­xi­dan­tes da fru­ta ga­nham des­ta­que em re­la­ção à saú­de do co­ra­ção, vis­to que ela é co­nhe­ci­da co­mo uma das prin­ci­pais fon­tes de vi­ta­mi­na C.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.