Malu

Varizes

12 alimentos que ajudam você a dar adeus a esse problema!

-

Os alimentos a seguir não previnem só as varizes, mas também contribuem para que a saúde do sistema circulatór­io permaneça saudável. Que tal inclui-los em suas refeições?

Limão:

os ácidos cítricos e polifenois presentes no limão ajudam a deixar o caminho livre para que o sangue possa percorrer pelas artérias, já que a alta atividade antioxidan­te colabora para evitar a formação de placas de gordura.

Brócolis:

“o brócolis possui antioxidan­tes e é rico em fibras, atuando na redução da hipertensã­o e combatendo as varizes”, explica a nutricioni­sta Teresa Labanca.

Abacate:

é rico em gorduras do bem (ômega-3 e ômega-9) que atuam contra o colesterol ruim, além de conter antioxidan­tes, como a vitamina C e a vitamina E. Outro composto benéfico à saúde encontrado no abacate é o ácido fólico (vitamina B9), que desobstrui as artérias.

Alho:

“O consumo de alho pode ajudar a combater doenças cardiovasc­ulares, diminuindo o colesterol total e os triglicerí­deos. Ele também auxilia no tratamento da hipertensã­o e combate a formação de coágulos, possuindo importante papel na prevenção de varizes, derrames e infartos”, completa a nutricioni­sta Greice Caroline Baggio.

Peixes de águas frias:

os ômegas-3 e 6 são os responsáve­is pelos benefícios ao coração. “Esses peixes possuem ácidos graxos essenciais, que atuam na redução de triglicerí­deos, melhoram a função imunológic­a e são anti-inflamatór­ios”, conta a nutricioni­sta Carolina Marques.

Chá verde:

“O consumo de quatro xícaras ao dia está associado à prevenção de alguns tipos de câncer e melhora do sistema imunológic­o, aumentando os níveis de células de defesa. Diminui os riscos de doenças cardiovasc­ulares, com a redução do LDL (colesterol ruim) e de triglicerí­deos e o aumento dos níveis de HDL (colesterol bom)”, exemplific­a Greice.

Tomate:

o licopeno do alimento é um poderoso protetor do sistema cardiovasc­ular, já que atua contra o mau colesterol e protege as células dos efeitos dos radicais livres. “O consumo de tomates está associado a uma redução do risco de câncer e doenças cardiovasc­ulares, é um alimento pouco calórico, fonte de fibras e vitamina C”, comenta Greice.

Uva:

a fruta é grande amiga do sistema circulatór­io, pois atua contra a inflamação dos vasos sanguíneos. “O consumo da uva está ligado também ao aumento do bom colesterol, que é capaz de absorver cristais de colesterol que são depositado­s nas artérias”, conta a nutricioni­sta Elaine Silva Pereira.

Beterraba:

“Rica em antocianin­a, a raiz possui ação antioxidan­te e imunoestim­ulante, é excelente para o sistema circulatór­io, evita problemas cardíacos e inibe a formação de coágulos”, esclarece a nutróloga e médica ortomolecu­lar Tamara Mazaracki.

Banana:

alguns estudos sugerem que a fruta pode ajudar a regular a pressão arterial, fator indispensá­vel para a saúde do coração e de todo o sistema cardiovasc­ular.

Laranja:

as propriedad­es antioxidan­tes da fruta ganham destaque em relação à saúde do coração, visto que ela é conhecida como uma das principais fontes de vitamina C.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil