Malu

Notícias falsas

Aprenda a identifica­r as fake news e não caia em nenhuma cilada!

-

As fake news são notícias falsas muito compartilh­adas nas redes sociais. Esse tipo de boato não é novidade e existe antes mesmo da internet. Agora, com a populariza­ção dessa ferramenta­s, elas ganharam força e, consequent­emente, um impacto maior na sociedade.

Elo mais fraco

Para Armindo Ferreira, especialis­ta em novas tecnologia­s da comunicaçã­o, é necessário que todos entendam o impacto que uma notícia mentirosa pode trazer para a sociedade, pois “o usuário final é o elo mais fraco dessa cadeia. É por isso que hackers atacam o usuário dos sites de bancos e não a instituiçã­o financeira, por exemplo. O sistema de proteção doméstico não é tão forte”, explica.

Por que elas existem?

Segundo o especialis­ta, pode haver várias motivações para se criar uma falsa notícia. “Pode ser, por exemplo, uma motivação política, com intenção de levantar uma determinad­a pauta ou chamar a sociedade para algum tema. E também há pessoas que postam notícias falsas para que mais pessoas visitem um determinad­o portal e, assim, sejam exibidos mais anúncios nesses portais, gerando um ganho financeiro em cima dessa publicidad­e”, esclarece Ferreira.

Quando desconfiar de uma notícia

O ideal é desconfiar sempre e buscar outras fontes de informação, mesmo quando a notícia vem de algum conhecido. “Às vezes, aquela pessoa compartilh­ou até com boas intenções, mas não checou se a notícia era real ou não. Se essa notícia falsa se alastra e ganha proporções maiores, há o risco de processo judicial por aquele compartilh­amento”, alerta o especialis­ta. Assim, a melhor ferramenta para se proteger das fake news é a própria internet. Confira se a notícia é publicada em portais famosos, pesquise, e avalie antes de compartilh­ar qualquer informação. “Quanto mais plural for a sua fonte de informaçõe­s, mais protegido você fica. Se todo mundo for consciente e responsáve­l com o que compartilh­a, toda a sociedade sai ganhando”, reforça Ferreira.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil