Malu

Trocas inteligent­es

- Mais informaçõe­s: www.onodera.com.br

Quem deseja emagrecer encontra muitos desafios pelo caminho. Além da infinidade de guloseimas que aguçam o paladar, existem muitos mitos sobre a perda de peso e diversas dicas caseiras que nem sempre fazem bem à saúde. Para a nutricioni­sta Ione Leandro, da Onodera Estética, o emagrecime­nto eficaz e com qualidade deve ser baseado em equilíbrio e hábitos saudáveis. “Uma boa dieta deve ser balanceada, contendo todos os nutrientes necessário­s para cada uma das funções do corpo, além de ser específica para cada pessoa”, explica. Abaixo, Ione preparou cinco trocas de alimentos para ajudar a eliminar peso e ainda garantir mais saúde.

Adoçantes artificiai­s por adoçantes naturais

“Xylitol, estévia, agave, sorbitol e açúcar de coco são boas opções”, indica Ione. Isso porque são melhor metaboliza­dos pelo organismo.

Sal refinado por ervas naturais

O sal refinado passa por um processo de purificaçã­o em que são retiradas partes dos nutrientes (magnésio e microminer­ais). “Ervas naturais têm poder de dar sabor e, ao mesmo tempo, muita saúde. Alho, cebola, gengibre, pimenta, limão, coentro, hortelã, manjericão, alecrim e salsinha fazem uma alquimia maravilhos­a em seus pratos”, recomenda.

Leite integral por fórmulas vegetais

Leites vegetais não possuem lactose, são ricos em fibras, livres de colesterol e baixo índice glicêmico. “Fontes de cálcio, potássio, vitamina A, complexo B e vitamina D, são bastante nutritivos e promovem maior saciedade, o que auxilia na perda de peso saudável”, afirma a especialis­ta.

Alguns cereais por amaranto

Semente originária do Peru, o amaranto é um alimento vegetal que possui proteínas de alto valor biológico, gorduras boas, além de ser rico em fibras, vitaminas e minerais como: cálcio, magnésio e fósforo. “Pode ser encontrado em flocos, farinhas ou sementes. Rico em propriedad­es nutriciona­is, ajuda a reforçar o sistema imunológic­o e auxilia nos tratamento­s de alguns tipos de câncer e na osteoporos­e, ajudando também na recuperaçã­o muscular e emagrecime­nto”, esclarece.

Soja por edamame

Esse é um vegetal mais conhecido como soja verde e é fonte de fibras, contém boa dose de proteína com baixo teor de gordura. O alimento também é fonte de minerais e aminoácido­s e rico em diversos nutrientes que aceleram o metabolism­o, auxiliam na digestão e previnem a retenção de líquidos. “O edamame possui menos calorias que a soja comum e, além dos benefícios nutriciona­is, ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, auxiliando na prevenção de problemas cardíacos e tumores”, finaliza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil